Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Abertura do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo movimenta setor científico

Publicado em 25 novembro 2012

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) inauguram, no dia 26 de novembro às 10h30, o Instituto de Pesquisa da Santa Casa.

O objetivo do Instituto é centralizar as pesquisas existentes nos departamentos do Hospital Central da Santa Casa, viabilizar novos projetos e agilizar os processos administrativos para aquisição de apoio e patrocínio às pesquisas, além de melhorar ainda mais a assistência médica dentro da Instituição.

“A abertura desta sede irá auxiliar na viabilização de nossos principais objetivos que englobam: apoio no planejamento e na realização de pesquisas; disponibilizar uma infraestrutura que facilite a logística de implementação dos projetos; atrair novos pesquisadores; e aprimorar o desenvolvimento metodológico com inovações tecnológicas e científicas”, explica o Prof. Dr. Carlos Longui, coordenador científico do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo.

Para a população, a Instituição facilitará a participação de pacientes em estudos clínicos. Assim, os cidadãos poderão usufruir de avanços tecnológicos e se beneficiar de pioneiros métodos de exames e tratamentos de doenças.

Longui também prevê um impacto positivo no atual cenário nacional de centros de pesquisas. “O Instituto terá capacidade de formar pesquisadores brasileiros, melhorando sua capacitação e aumentando sua competitividade para futuras experiências internacionais. Além disso, profissionais estrangeiros que desejam realizar suas pesquisas no Brasil, ganharão um novo Instituto de apoio a projetos científicos, proporcionando valiosas trocas de informações”.

Os pesquisadores, médicos e alunos que tiverem interesse em realizar suas pesquisas no Instituto, poderão apresentar seus projetos na Coordenadoria Científica, que distribuirá sua realização entre os diferentes setores. O Instituto também apoiará projetos inovadores com o intuito de auxiliar no processo de patentes.

Estrutura do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo

O novo prédio que abrigará o Instituto possui seis andares, sendo três só de laboratórios e um andar de suporte técnico de pesquisa. Ainda há um anfiteatro e um andar administrativo.

Será composto por uma Diretoria Administrativa, formada por membros da ISCMSP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Coordenadoria Científica e Coordenadoria Administrativa.

No início de suas atividades científicas, o Instituto será composto por três setores: 

- Núcleo Metodológico: coordenado pelo Prof. Dr. Hudson Buck.

A implantação desse Núcleo de Pesquisa possibilita centralização de equipamentos e pessoal especializado, permitindo oferecer suporte técnico à pesquisa Institucional.

Tem o objetivo de desenvolver e padronizar métodos: desenvolvimento de novas linhas de pesquisa; apoio à fixação de alunos de pós-doutoramento; campo de testes para futura incorporação metodológica na assistência em saúde e pesquisa clínica aplicada.

Também é função do Núcleo criar um centro de referência e viabilizar logística de coleta, recepção, transporte e armazenamento de amostras específicas das linhas de pesquisa apoiadas pelo Instituto.

- Instituto de Pesquisa Clínica: coordenado pela Dra. Vera Lúcia Alves.

Hoje, a Pesquisa Clínica da Santa Casa é representada por projetos provenientes de seus ambulatórios, enfermarias e emergência, fruto do interesse pessoal de seus médicos e pesquisadores.

Outra fonte de desenvolvimento da Pesquisa Clínica é o interesse dos órgãos de saúde e da indústria farmacêutica em trazer seus projetos para serem realizados na Santa Casa.

Agora, o Instituto de Pesquisa Clínica, localizado dentro do Instituto de Pesquisas da Santa Casa, oferecerá agilidade, centralizando e facilitando a logística para o desenvolvimento de projetos, bem como o suporte administrativo, essencial para o crescimento da pesquisa clínica institucional.

- Instituto do HPV: com a coordenação da Profª. Dra. Luisa Lina Villa.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV) tem como missão o estabelecimento de um ambiente para a pesquisa em todos os níveis de atuação relacionados à infecção por HPV e doenças associadas, propondo-se à realização de atividades bem articuladas, caracterizadas pela criação de um ambiente estimulante tanto para pesquisa, quanto para formação de recursos humanos especializados.

Também faz parte da missão do INCT-HPV a implantação de metodologias laboratoriais inovadoras que permitam avanços científicos substanciais ou desenvolvimento tecnológico inovador; agregação dos melhores grupos de pesquisa nos estudos das doenças causadas por Papilomavirus, objetivando responder a questões estratégicas e de muita relevância para a saúde do país, tanto na profilaxia quanto na terapia dos tumores causados por HPV. Além disso, se propõe à transferência de conhecimento para a sociedade, focalizando a educação da população em geral, e cooperação técnica e transferência de conhecimento para o setor empresarial e para o governo.

Conta com o apoio do CNPq e da FAPESP, em programa inovador criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, cujos recursos vêm sendo utilizados tanto para a montagem de laboratórios de última geração na sede do Instituto de Pesquisas da Santa Casa, quanto para a compra de equipamentos e material de consumo utilizado em diversas linhas de pesquisa em andamento.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tradicional instituição de Medicina, desde 1963, atualmente, oferece também graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia, além de vários cursos de especializações, mestrado e doutorado na Pós-Graduação. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital da Santa Casa conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br 

Sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica, privada e laica, é um dos mais importantes complexos hospitalares do Brasil. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 8 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2.000 leitos, registra uma média mensal de 118 mil atendimentos ambulatoriais, 152 mil atendimentos de emergência, 3,8 mil cirurgias e 370 mil exames. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes. Além de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.

Evento:

Inauguração do Instituto de Pesquisas da Santa Casa de São Paulo 

Data: 26 de novembro de 2012 às 10h30

Endereço: R. Marquês de Itu, 381