Notícia

Agência C&T (MCTI)

Aberto edital para criação de novo centro de pesquisa

Publicado em 02 dezembro 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Natura se uniram para criar um centro de pesquisa multidisciplinar, que será chamado Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.

 

O projeto irá englobar as áreas de neurociência, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais, modelagem e construção de indicadores matemáticos.

 

O período inicial de financiamento é de dois anos, renováveis quatro vezes por igual período de tempo. O prazo final para a apresentação de propostas é 14 de março de 2014. Por ano, cada uma das instituições oferecerá aportes a pesquisas de R$ 1 milhão.

 

O empreendimento ainda combinará práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite). Uma meta buscada pelo centro é a criação de meios efetivos para transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento produzido na instituição.

 

Pré-requisitos

 

Os pesquisadores interessados em participar do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento devem preencher os seguintes requisitos para poderem participar da seleção: título de doutor ou qualificação equivalente; vínculo formal com uma instituição de pesquisa no estado de São Paulo; expressiva produção científica ou tecnológica e liderança demonstrada em projetos de pesquisa de grande porte e ousadia; experiência e competência comprovadas na área do projeto.

 

(Agência CT&I, com informações da Fapesp)