Notícia

A Cidade (Ribeirão Preto) online

Abertas vagas para 20 bolsistas

Publicado em 14 março 2007

Segue até o dia 30 de abril o prazo de inscrições para o programa Novas Fronteiras, modalidade de bolsas no Exterior concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O intuito é apoiar estágios de um ano em centros estrangeiros de excelência, em áreas de pesquisa pouco desenvolvidas no Estado. Têm o direito de pleitear a bolsa pesquisadores com doutorado obtido há no máximo dez anos.

Benefícios

Entre os benefícios que a Fapesp fará para os bolsistas estão manutenção mensal de US$ 2,1 mil, passagens aéreas e seguro-saúde.

Os candidatos precisam também manter firme vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado de São Paulo. Iniciado em 2005, a modalidade dispõe de 20 bolsas de pesquisa anuais e improrrogáveis.

A Novas Fronteiras, que oferece apoio financeiro complementar para cônjuge e filhos, permite ainda ser complementada por outras modalidades de bolsa eventualmente obtidas pela pessoa em agências e instituições estrangeiras.

Análise

As solicitações serão recebidas pela Fapesp e submetidas à análise comparativa, em junho.

Serão critérios decisivos na escolha o grau de excelência do projeto de pesquisa do candidato, a relevância da área de pesquisa em território paulista, o grau de excelência do centro do Exterior em que se realizará o estágio na área em questão e o histórico científico e acadêmico do pesquisador.

Critério

Para avaliar o êxito do seu programa de estudos no Exterior, a Fapesp utiliza como critério o fato de, após a realização do estágio, o projeto de pesquisa do bolsista ser aprovado por alguma agência de fomento.

Mais informações no site www.fapesp.br/novasfronteiras.