Notícia

Canal – Jornal da Bioenergia online

Abertas inscrições para mestrado em Agroecologia da UFSCar

Publicado em 13 novembro 2012

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebe inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado até 22 de novembro.

O programa busca a introdução de uma perspectiva inovadora em relação à produção de alimentos. Também visa à avaliação de agroecossistemas sustentáveis baseados nos conceitos e ferramentas utilizados pela Agroecologia – campo de estudo que incorpora as áreas de conhecimento da Ecologia, Agronomia, Economia e Sociologia. Envolve ainda questões relacionadas às estratégias alternativas de desenvolvimento rural e suas perspectivas políticas.

Pretende-se formar profissionais comprometidos com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos adotados pela Agroecologia, dotados de base científica e técnica para uma visão integrada e de natureza interdisciplinar na busca do desenvolvimento rural sustentável.

Os alunos devem ser capazes de produzir e difundir o conhecimento científico e o desenvolvimento de manejo agroecológico. Devem ainda contribuir em nível científico, político, econômico, sociocultural e ambiental para a implantação de sistemas agroecológico de produção agropecuária.

Esses profissionais serão habilitados para formulação, planejamento e execução de políticas públicas e de desenvolvimento rural que visem ao desenvolvimento socioeconômico-ambiental e voltadas principalmente à agricultura de base familiar.

Mais informações: blog.cca.ufscar.br/ppgadr/

Fonte: Agência FAPESP