Notícia

Portal A Voz

Abertas inscrições para concurso FameLab 2020

Publicado em 25 outubro 2019

Competição internacional de divulgação científica terá pesquisadores goianos selecionados pela Fapeg

As inscrições para a edição brasileira do FameLab 2020 estão abertas a partir desta quarta-feira (23/10). O concurso internacional de divulgação científica busca popularizar a ciência e desenvolver as habilidades comunicativas do pesquisador.

Podem participar da competição brasileiros residentes no Brasil que tenham concluído ou estejam cursando mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias. Estrangeiros matriculados em instituições brasileiras também podem concorrer. O candidato precisa, ainda, ser maior de 21 anos e ter fluência em português e inglês.

A inscrição poderá ser realizada até o dia 31 de janeiro de 2020, exclusivamente por formulário eletrônico, no endereço www.famelab.com.br. O candidato deverá enviar um vídeo em português falando sobre um tópico de ciência e tecnologia, seguido de sua versão em inglês. O vídeo deverá ter duração máxima de três minutos para cada versão.

Seleção goiana

A seleção dos pesquisadores goianos será feita pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), levando em conta critérios como correção do conteúdo científico, clareza da apresentação e carisma do apresentador.

Pesquisadores selecionados em cada estado terão treinamento em comunicação científica e passarão por uma seletiva nacional. A final mundial do concurso será no Festival de Ciência de Cheltenham, em junho de 2020, no Reino Unido. As despesas para participação nas etapas presenciais nacionais e internacionais do concurso serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fapeg e pela organização britânica Bristish Council.

O FameLab 2020 foi lançado oficialmente na última terça-feira (22/10), em Brasília, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e teve a participação do presidente da Fapeg, Robson Vieira, entre outras autoridades.

Idealizado pelo British Council, o concurso é realizado desde 2005 e abrange atualmente 32 países. Também são parceiros da iniciativa no Brasil o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).