Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Abertas inscrições para bolsa de pós-doc em Ciência Política

Publicado em 06 maio 2011

O Departamento de Ciência Política da Unicamp está selecionando um bolsista de pós-doutorado para desenvolver projeto de pesquisa individual relacionado ao projeto temático "Política e classes sociais no capitalismo liberal", coordenado pelo professor Armando Boito Júnior. As inscrições devem ser feitas por e-mail, até o dia 31 de maio. O valor da bolsa concedida pela Fapesp é de R$ 5.333,40, com duração até 24 meses, admitindo-se prorrogação conforme o desempenho, por mais 12 meses ou pelo tempo restante ao próprio projeto temático.

O bolsista deverá desenvolver projeto de pesquisa cujo tema tenha ligação com a análise do processo político e os conflitos sociais que tiveram como resultado a implantação do modelo capitalista neoliberal no Brasil; os efeitos da política neoliberal sobre os diferentes setores sociais envolvidos nesse processo; e a posição econômica e política que tais setores ocupam no novo modelo econômico e na estrutura de poder vigente no país.

A hipótese mais geral da pesquisa é que tal processo deve ser analisado, principalmente, como a resultante de conflitos de classes, frações de classe e camadas sociais, nas condições dadas por um país dependente semi-industrializado que transitava de um regime de ditadura militar para um regime democrático.

O projeto temático compreende duas grandes linhas de pesquisa: uma referente à ação das classes dominantes e outra referente à ação das classes trabalhadoras (incluindo aqui as classes médias). A compatibilidade entre o projeto temático e a proposta de pesquisa do candidato será um critério fundamental para a seleção do bolsista.

Espera-se que o bolsista participe regularmente das reuniões do grupo de pesquisa a que estará vinculado, e que tenha habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e disponibilidade para oferecer uma disciplina por ano, relacionado ao seu objeto de pesquisa, junto ao Departamento de Ciência Política.

Requisitos

O candidato aprovado deverá ter doutorado em Ciências Sociais (Sociologia ou Ciência Política), Economia ou em áreas afins; currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto; dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto; não manter vínculo empregatício ou estatutário durante a vigência do projeto; não ser aposentado; ter obtido o título de doutor há no máximo 7 anos; estar de posse do seu diploma de doutorado ou de ata de defesa; estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela Fapesp; e, no caso de candidato estrangeiro, demonstrar as habilidades necessárias de comunicação em língua portuguesa.

Documentação

No ato da inscrição por e-mail, o candidato deverá apresentar projeto de pesquisa de no máximo dez páginas, contendo resumo, breve discussão bibliográfica, hipóteses e objetivos de pesquisa, metodologia, cronograma e bibliografia; curriculum vitae (para os brasileiros, da plataforma Lattes); duas cartas de recomendação; e súmula curricular de uma página.

Seleção

Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista, em língua portuguesa, com convocação por e-mail - as entrevistas ocorrerão por skype entre os dias 30 de junho e 1º de julho. O resultado será enviado por e-mail a partir das 14 horas do dia 2 de julho de 2011.