Notícia

Esteta

Abertas chamadas para as International Max Planck Research Schools

Publicado em 21 outubro 2016

Estão abertas as chamadas para os programas de doutorado das International Max Planck Research Schools (IMPRS) em três grandes áreas: Biologia e Medicina, Química e Tecnologia e Ciências Sociais, Humanidades e Direito.

As IMPRS são constituídas por um ou mais Institutos Max Planck – são, ao todo, 80 institutos – e trabalham em estreita colaboração com as universidades e instituições de pesquisas, inclusive fora da Alemanha, o que abre oportunidades para jovens pesquisadores brasileiros: metade dos que se formam em uma IMPRS são estrangeiros.

Com três anos de duração, o programa oferece a oportunidade de desenvolver pesquisa em tema interdisciplinar e de participar de workshops, atividades que propiciam o intercâmbio de informações e permitem aos participantes avaliar sua pesquisa sob diferentes perspectivas. Atualmente, 60 IMPRS estão em funcionamento: 26 em Química, Física e Tecnologia; 23 em Biologia e Medicina; e 11 em Ciências Humanas e Sociais.

Os interessados em participar do programa de doutoramento devem escolher a IMPRS mais relevante para sua pesquisa e entrar em contato diretamente com o coordenador da escola para obter mais detalhes sobre a aplicação.

A lista de chamadas abertas, assim como as das próximas chamadas, e os links para os programas estão disponíveis no endereço drive.google.com/file/d/0B0xFil6JZSh1cklxU0VKUjNGUDA/view.

Para mais informações acesse a página dos Institutos Max Planck no Facebook no endereço www.facebook.com/sociedadmaxplanck.

Agência FAPESP