Notícia

Planeta Universitário

Abertas as inscrições para pós-graduação em Astrofísica no Inpe

Publicado em 16 outubro 2014

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o curso de pós-graduação em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). As aulas terão início em março de 2015. Há bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponíveis aos aprovados: cinco de mestrado e nove de doutorado. A área se propõe a estudar a natureza dos astros e do Universo, investigando a constituição, a formação, a evolução e a fenomenologia dos objetos astrofísicos, por meio de coleta e análise de dados observacionais e construção de modelos teóricos.

 

As linhas de pesquisa oferecidas pelo programa são: Astrofísica de altas energias; Cosmologia; Astrofísica óptica e infravermelho; Radiofísica; Física do meio interplanetário; e Ondas gravitacionais.

 

O processo de seleção inclui análise de curriculum vitae, cartas de recomendação e histórico escolar; prova de Física; e arguição oral. Os candidatos devem possuir formação superior, de preferência nas áreas de Astronomia, Física, Matemática, Computação ou Engenharia.

 

Mais informações em http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ast/selecao.php.

 

Agência FAPESP