Notícia

Feed & Food online

Abertas as inscrições para o Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos

Publicado em 04 fevereiro 2014

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos – III Sparh. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de março na cidade de São Carlos (SP) e é promovido pela Embrapa Pecuária Sudeste, unidade descentralizada de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O simpósio é realizado em colaboração com Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP) Departamento de Nutrição e Produção Animal e com Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera, Concórdia/SC).

Os objetivos do Sparh são proporcionar o conhecimento das tecnologias disponíveis para aprimorar a relação entre a produção animal e os recursos hídricos e discutir os desafios que as cadeias de produção enfrentarão. O público-alvo são pesquisadores; profissionais agropecuários, ambientais e que atuam em órgãos de extensão rural e agências ambientais; e estudantes de graduação e pós-graduação.

No primeiro dia de programação, quinta-feira (20/03), serão apresentadas experiências nacionais e internacionais em manejo hídrico na produção animal. O tema será apresentado pela Dra. Katrin Drastig do Leibniz-Institute for Agricultural Engineering, que entre outros assuntos, discorrerá sobre um modelo para o gerenciamento dos recursos hídricos em propriedades rurais. A realidade chilena será apresentada pelo Dr. Francisco S. Salazar do Instituto de Investigaciones Agropecuarias. Os palestrantes do painel também abordarão a pegada hídrica dos produtos de origem animal. Na parte da tarde, as palestras abordarão os temas qualidade da água servida aos animais e doenças de veiculação hídrica.

O simpósio continua no dia 21 de março, com um painel sobre tecnologias de tratamento para os resíduos das produções. A utilização de biodigestores e seu potencial de geração de energia serão temas da palestra do pesquisador Airton Kunz da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). Sistema de tratamento com alta eficiência de remoção de poluentes, suas características e limitações serão discutidos pelo professor Roberto A. de Oliveira da Fac. de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp, Jaboticabal/SP). Ao final do painel a zootecnista Karolina Von Zuben abordará o tema compostagem de resíduos animais.

Para o conteúdo conclusivo do evento o tema será custo da água nas produções animais e pagamento por serviços ambientais. Qual o custo hídrico de se produzir um quilograma de carne ou leite? A resposta será dada pelo professor Augusto Gameiro (FMVZ/USP). Como esse custo pode ser abatido, considerando um programa por pagamento por serviços ambientais é a abordagem que o pesquisador da The Nature Conservancy, Albano Araújo.

O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e faz parte das ações do projeto “Pegada hídrica dos produtos carne e leite” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasília/DF).

Informações:

Conheça o III SPARH

Inscrições

Investimento: R$130,00 – profissionais / R$ 80,00 – estudantes.

Fonte: AI, adaptado pela equipe feed&food.