Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Abertas as inscrições para o Curso de Microscopia Eletrônica de Transmissão

Publicado em 27 agosto 2015

O Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realizará a sexta edição do Transmission Electron Microscopy (TEM) Summer School, entre 11 e 29 de janeiro de 2016. O curso é voltado para recém-formados na graduação, estudantes de mestrado e doutorado e pesquisadores em Engenharia, Ciência dos Materiais, Física, Química e outras áreas correlatas, das comunidades acadêmicas e empresariais. As inscrições vão até o dia 20 de setembro de 2015.

A escola oferece treinamento aprofundado em técnicas de caracterização de materiais utilizando a microscopia eletrônica de transmissão. Ao longo de três semanas, serão apresentados os conceitos teóricos e práticos, em aulas ministradas por pesquisadores de renome no campo da microscopia eletrônica, ligados a importantes institutos de pesquisa e a universidades do Brasil e do mundo. É importante destacar a necessidade de conhecimento mínimo em inglês para o entendimento das aulas e palestras, dada a participação de convidados internacionais. Na terceira semana, alguns participantes selecionados terão acesso às instalações do LNNano para as aulas práticas nos microscópios disponíveis para uso externo. Confira as regras de inscrição aqui.

Realizada pela primeira vez em 2007, o evento nasceu da necessidade de treinar pesquisadores nas técnicas de microscopia, para que eles pudessem submeter propostas de pesquisa para os equipamentos disponíveis no LME/LNNano. O crescimento dessa comunidade e da procura pelas técnicas de microscopia eletrônica de transmissão fez com que o evento se estabelecesse como bianual, para contribuir na formação de novos usuários.

"Na última edição, tivemos 85 participantes, de diferentes áreas. Para esta, esperamos até 100 participantes, considerando Brasil e exterior", comenta Carlos Alberto Ospina, pesquisador do LME/LNNano e líder do comitê de organização do evento. Desde a quarta edição, o evento também disponibiliza parte das aulas teóricas no canal do LNNano no Youtube, que podem ser visualizadas em forma de playlist ou em vídeos unitários. Acesse o canal do LNNano no Youtube.

Como nas demais edições, o curso será realizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas, interior de São Paulo. Veja como chegar. O evento tem apoio da Fapesp e é realizado pelo LME/LNNano. Para mais informações, acesse: http://pages.cnpem.br/temsummerschool.

Sobre LNNano

O LNNano está localizado em Campinas-SP e é integrante do Cnpem, uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Laboratório, aberto a usuários, busca, por meio de pesquisa in house, explorar oportunidades oferecidas pela nanotecnologia para atender às necessidades da agricultura, indústria e serviços, em âmbito regional, nacional e internacional. O Laboratório atua, também, na criação e desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis, através de seus cinco laboratórios: Laboratório de Microscopia Eletrônica, de Microfabricação, de Ciência de Superfícies, de Materiais Nanoestruturados e de Caracterização e Processamento de Metais.