Notícia

Revista Cultivar Máquinas online

Aberta vaga para treinamento técnico em ciência do solo no Laboratório do CNPEM

Publicado em 15 fevereiro 2021

Por Agência FAPESP

O Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBR-CNPEM), localizado em Campinas, dispõe de uma Bolsa de Treinamento Técnico nível 3 (TT-3) no âmbito do projeto “Valorização da cadeia produtiva descentralizada de biomassa visando a produção de biocombustíveis avançados: desenvolvimento e avaliação de rotas termoquímicas integradas à produção de biomassas e a rotas bioquímicas”. O prazo de inscrição se encerra em 22 de fevereiro de 2021.

O projeto é financiado pela FAPESP por meio do Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Também recebe apoio da União Europeia, por meio do programa Horizonte 2020, e da Embraer.

O bolsista participará de estudo que visa avaliar o impacto da aplicação do biochar (carvão vegetal) de cana-de-açúcar nas emissões de gases do efeito estufa do solo. Deverá conduzir experimentos em campo e desenvolver atividades laboratoriais no LNBR-CNPEM. É desejável que o candidato tenha experiência prévia em estudos relacionados à ciência do solo.

Interessados devem enviar currículo para o e-mail joao.carvalho@lnbr.cnpem.br do professor João Luís Nunes Carvalho.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de mestrado ou doutorado direto.