Notícia

Agência Gestão CT&I

Aberta chamada pública para melhoria no sistema de saúde

Publicado em 22 agosto 2017

Ficam abertas até 26 de setembro as inscrições para a Chamada Pública MRC-Confap Call for Health Systems Research Networks, lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em conjunto com outras FAPs, por intermédio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Medical Research Council (MRC), no contexto do Fundo Newton.

O objetivo da chamada é promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil, por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Para esta chamada serão disponibilizados recursos de até 2 milhões de libras esterlinas por parte do Reino Unido e até 2 milhões de libras esterlinas como fomento equivalente das Fundações brasileiras. O programa deverá financiar  de 8 a 12 projetos no total, sendo o valor de fomento para cada projeto variável, de acordo com as propostas apresentadas.

A chamada busca fomentar parcerias entre pesquisadores de instituições do Reino Unido e do Brasil. Participam, do lado brasileiro, especificamente, a Fapesp e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, Paraíba, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

São esperadas propostas que gerem impactos positivos na melhoria do sistema de saúde, sobretudo nas evidências que influenciem tomadores de decisão nas políticas públicas e práticas ligadas à saúde pública. Os projetos também devem sugerir intervenções baseadas nas evidências de pesquisa tanto em nível local, quanto nacional, de modo a orientar o caminho para a adoção de novas rotinas nos cuidados com as populações carentes. São reconhecidas, ainda, as necessidades de colaborações interdisciplinares, com contribuições das ciências sociais, da biomedicina e outras disciplinas para os desafios complexos relacionados ao crescimento do sistema de saúde.

As propostas deverão ser elaboradas, em inglês, de acordo com o documento MRC-Confap guidance for applicants e submetidas, junto aos formulários de custos, até o dia 26 de setembro de 2017. Deverão ser submetidas duas cópias da proposta – uma para o MRC e uma para o Confap.

A documentação pode ser acessada no endereço: http://confap.org.br/news/newtonfund/.

Os proponentes do Estado de São Paulo podem obter mais informações no endereço http://www.fapesp.br/en/contactus/.

Os proponentes brasileiros de outros estados podem solicitar mais informações pelo e-mail fundonewton.confap@gmail.com .

Outras informações para os proponentes britânicos podem ser obtidas no endereço international@headoffice.mrc.ac.uk .

(Agência ABIPTI com informações da Fapesp)