Notícia

IC News

ABAG vai homenagear quem ajudou na agricultura brasileira

Publicado em 26 julho 2011

Por editor

Duas personalidades, cuja atuação ao longo de sua atividade profissional contribuiu para mudar o rumo da agricultura brasileira, serão homenageadas pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), durante o 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA)¸ no próximo dia 8 de agosto, em São Paulo, no Sheraton WTC Hotel. Eliseu Roberto de Andrade Alves, pesquisador da Embrapa, receberá o Prêmio Norman Borlaug (*), na categoria Sustentabilidade. Luiz Alberto Garcia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, receberá o título Personalidade do Agronegócio. E pelos 50 anos de sua criação, a ABAG irá homenagear também aFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O evento deverá reunir 800 personalidades da comunidade do agronegócio.O engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Viçosa, Eliseu Roberto deAndrade Alves, tem uma relação estreita com a história da pesquisa brasileira na área da produção agrícola. Foi dele a iniciativa de reformar o setor de pesquisa no Ministério da Agricultura, no início da década de 1970, ideia que resultou na criação da Embrapa, entidade que presidiu entre 1973 e1985. O pesquisador foi ainda responsável pelo programa de exportação de frutas desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento da Irrigação do Vale do São Francisco, entidade em que também foi presidente entre 1985 e 1990. Desde então, é pesquisador da Embrapa. Aos 80 anos, atua nas áreas de política agrícola, desenvolvimento institucional e economia de produção.

Eliseu Alves afirma estar “honrado” pelo prêmio Norman Borlaug, para ele, uma das personalidades que mais contribuíram para aliviar a fome no mundo. Luiz Alberto Garcia diz ter herdado o amor pela terra de sua avó, Josefina, e dos pais, Maria e Alexandrino, que sempre moraram em propriedade rural, próxima a Uberlândia (MG). Sua paixão pelas atividades agropecuáriascontribuiu para a criação da Agropecuária Brasil Central, pelo Grupo Algar.