Notícia

Jornal da Tarde

A vez de Vanzolini fazer sua "ronda"

Publicado em 04 setembro 2009

Por Felipe Branco Cruz

Paulo Vanzolini completou 85 anos em abril. A efeméride será usada com cinco meses de atraso para justificar os três shows que o músico fará hoje e amanhã, às 22h, e domingo, às 20h30, na Casa de Francisca, no Jardim Paulista. Vanzolini nem precisava de justificativa para se apresentar .

Os ingressos para os três dias de show do compositor de Ronda estão esgotados. É fácil entender a grande procura, afinal, dificilmente encontraremos algum paulistano que nunca ouviu os versos: "E neste dia então / vai dar na primeira edição / cena de sangue num bar / da Av. São João".

Mais do que escrever seu nome na música brasileira, Vanzolini marcou história como cientista. Ele foi idealizador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ganhador da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Essa vertente da sua carreira ficou explícita no documentário Um Homem de Moral, lançado este ano.

Nas três noites de show, o músico vai contar com a participação especial de Ana Bernardo (voz), Ítalo Perón (violão), Jayme Saraiva (flauta) e Adriano Busko (percussão). O público presente também vai poder interagir com Vanzolini, pois estão programadas intervenções com o cantor contando histórias curiosas sobre sua vida e obra. Dentre essas histórias, Vanzolini conta que nunca estudou música e começou a compor entre uma aula e outra da faculdade de medicina.

Vanzolini deve contar ainda que a ideia para compor Ronda surgiu durante as rondas que ele fazia como soldado do exército pelo centro de São Paulo.

O set-list promete não desagradar aos fãs. Canções como Chorava no meio da rua, Bandeira de guerra, Cara limpa, Samba Abstrato, Tempo e espaço, Cravo branco, Samba erudito, Praça Clóvis, Juízo final, Volta depressa, Volta por Cima e, claro, Ronda (todas de Paulo Vanzolini) serão interpretadas. Valsa das três da manhã, Cuitelinho, Longe de casa, Mente e Boca da noite, composta em parceria com outros músicos, também estarão no repertório.