Notícia

SBQ - Sociedade Brasileira de Química

A trajetória de Vanderlan Bolzani na química de produtos naturais

Publicado em 15 março 2019

A vice-coordenadora do CIBFar e professora do Instituto de Química de Araraquara, Vanderlan da Silva Bolzani, em entrevista concedida a Pesquisa FAPESP, conta como foi sua trajetória acadêmica, desde sua origem no nordeste brasileiro até o reconhecimento internacional na área de produtos naturais.

Foi a vontade de se tornar pesquisadora e fazer uma química voltada para entender o funcionamento da natureza que levou Vanderlan da Silva Bolzani a deixar a casa dos pais em João Pessoa, Paraíba, em meados dos anos 1970, rumo a São Paulo para fazer seu mestrado. “Vim com a cara e a coragem”, lembra Vanderlan, que anos mais tarde se tornaria professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e pesquisadora internacionalmente reconhecida por seus trabalhos na área de química de produtos naturais. “Na época eu não trabalhava e, para manter uma filha em São Paulo, a família precisava ter dinheiro. Meus familiares fizeram uma reunião e meu pai falou que faria o maior sacrifício para me bancar nos primeiros meses e que depois eu deveria dar um jeito de me manter”, lembra a pesquisadora.

Formada em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, onde havia inicialmente cursado medicina, Vanderlan é filha de uma descendente de portugueses que se casou com um descendente de índios. Ela atribui o seu interesse pela química da natureza à herança genética paterna, consolidado durante a graduação, quando teve professores que despertaram sua paixão pela área da química que mais se aproxima da biologia.

Por MARILUCE MOURA e RICARDO ZORZETTO

Entrevista completa