Notícia

Planeta Universitário

A Saúde dos Brasileiros

Publicado em 20 junho 2011

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), junto à revista inglesa The Lancet, realizará, no dia 29 de junho, o seminário A Saúde dos Brasileiros. O evento, que leva o mesmo nome da série de artigos lançada em 9 de maio, tem por objetivo discutir os estudos enfocados na revista, baseados em uma extensa revisão de documentos existentes e em análises originais de dados epidemiológicos. Uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos cientí­ficos que descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a evolução recente dos principais problemas de saúde que afligem nossa população, bem como dos seus principais determinantes e fatores de risco.Artigos especí­ficos descrevem o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro; saúde de mães e crianças; doenças infecciosas; doenças crônicas não transmissíveis e lesões fí­sicas e violências.

A programação do encontro inclui palestras sobre os artigos, seguidas de espaços para perguntas e comentários. Entre os participantes confirmados estão Célia Maria de Almeida, Maria do Carmo Leal, Maurício Lima Barreto, Maria Inês Schmidt, Michael Eduardo Reichenheim e Carlos Augusto Monteiro.

A série completa, com os seis artigos e com comentários redigidos pelos editores da revista e por pesquisadores convidados, pode ser acessada em www.thelancet.com/series/health-in-brazil.

Mais informações e inscrições: www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1182

Agência FAPESP