Notícia

Planeta Universitário

A revolução astronômica de Nicolau Copérnico

Publicado em 01 outubro 2009

A Associação Filosófica Scientiae Studia, em parceria com a Livraria Internacional SBS, realizará o ciclo de palestras "A revolução astronômica de Nicolau Copérnico", com três encontros de 2 de outubro a 6 de novembro, em São Paulo. O ciclo faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia e dos 400 anos das observações telescópicas de Galileu, considerado o pai da astronomia moderna.

As palestras serão ministradas por Pablo Rubén Mariconda, professor titular de Filosofia da Ciência no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Mariconda é editor da revista Scientiae Studia - Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência e coordenador do Projeto Temático "Gênese e significado da tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade", apoiado pela FAPESP.

A primeira palestra, no dia 2 de outubro, será sobre "A astronomia moderna e a dissolução do cosmo antigo e medieval". A segunda, em 23 de outubro, abordará "As três anomalias dos movimento planetários e a astronomia de Ptolomeu e Copérnico".

Na última, no dia 6 de novembro, Mariconda falará sobre a "Comparação entre Ptolomeu e Copérnico e o principal argumento em favor da explicação copernicana".

Todas as palestras serão realizadas às 18h30, na Livraria Internacional SBS, localizada na Av. Dr. Vital Brasil, 695, Butantã, São Paulo.

Mais informações: livrariainternacional@sbs.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ou pelo telefone 3819-4001

Agência FAPESP