Notícia

IN - Investimentos e Notícias

A produção da pesquisa em Ciências Humanas

Publicado em 22 novembro 2010

Como valorizar e fortalecer a pesquisa na área de Ciências Humanas? Que subsídios são necessários? Que temas ou campos de pesquisa podem aglutinar pesquisadores? Essas e outras questões serão tratadas no I Fórum de Ciências Humanas da Unesp, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. O evento será realizado em 23 e 24 de novembro, no Hotel San Raphael, em São Paulo.

A idéia do fórum é fortalecer o debate da pesquisa nesta área por meio de encontros entre pesquisadores que pensem - com autonomia e considerando as especificidades da pesquisa - como fortalecê-la, ampliá-la e valorizá-la, explica a professora Maria Suzana de Stefano Menin, do departamento de Educação da Unesp de Presidente Prudente e uma das integrantes da comissão organizadora do encontro.

A programação inclui mesas-redondas, oficinas, plenárias, além de uma conferência, no primeiro dia do evento, com o coordenador adjunto das Ciências Humanas e Sociais da Fapesp, Luiz Henrique Lopes dos Santos. As oficinas serão formadas por quatro grandes temas da área: Cultura, Arte e Linguagem; Políticas Públicas, Trabalho e Meio Ambiente; Educação e Política; e Filosofia, Tecnologia e Ética da Informação.

De acordo com a professora, as oficinas foram montadas segundo temas construídos a partir da leitura das linhas e projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da UNESP, na área de Ciências Humanas, relatados nos DataCapes de 2008. "O propósito desse levantamento foi o de identificar possíveis áreas de pesquisa em comum aos diferentes programas e unidades da UNESP, de modo a possibilitar intercâmbio maior entre eles e auxiliar seu fortalecimento."

Menin ressalta também que como resultado dessas oficinas, a comissão organizadora espera que os professores participantes "construam algumas diretrizes que possam orientar práticas de fortalecimento da pesquisa em Ciências Humanas, a serem realizadas pelos próprios pesquisadores e também pela Pró-Reitoria de Pesquisa".

Na sessão de encerramento o evento conta com a conferência Como ocorre a pesquisa em música, coordenada pela musicista Dorotéia Machado Kerr, professora do Instituto de Artes da Unesp de São Paulo. O encontro traz a participação de professores de várias unidades da Unesp e de convidados da USP e PUC/RJ.

O Fórum pretende reunir pesquisadores da área de Ciências Humanas, em especial, coordenadores de programas de pós-graduação, bolsistas de produtividade em pesquisa, presidentes de Comissão Permanente de Pesquisa e servidores contratados como pesquisadores.

(Redação - Agência IN)