Notícia

USP - Universidade de São Paulo

A partir do dia 24, público da Estação Ciência ganha laboratório para observar células

Publicado em 08 junho 2009

Por Luiza Caires

Não é fácil para um aluno do ensino médio se familiarizar com as noções de célula. O que se ensina nas escolas apenas por meio dos livros acaba sendo abstrato demais, tanto para que ele compreenda, como para que de fato se interesse em aprender os conceitos da biologia celular. O Laboratório de Biologia Celular, que será inaugurado na Estação Ciência (EC) da USP no próximo dia 24, deve se converter em um poderoso auxílio para estudantes e educadores nesta tarefa.

“Com a instalação deste laboratório pretendemos mostrar para o público geral e, especialmente para os estudantes, o mundo microscópico das células, motivando-os assim para o aprendizado”, afirma a professora Eliana Maria Beluzzo Dessen, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, e coordenadora geral deste projeto junto à EC.

Para a professora, a visualização por meio das lentes e microscópios, bem como a orientação e atividades lúdicas dadas por professores e monitores ajudarão a criar uma ligação do objeto de estudo com o cotidiano do estudante – vínculo essencial do ponto de vista didático. “Despertá-los para esse novo mundo costuma causar uma experiência excitante, de encantamento mesmo”, conta.

Eliana também é coordenadora de Difusão e Educação do Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), parceiro da EC nesta empreitada. O CEGH, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), concebeu a ideia e forneceu os equipamentos. O projeto arquitetônico, a mão-de-obra para a construção do laboratório e a manutenção, assim como as monitorias, estão a cargo da Estação Ciência.

Indo mais além, os objetivos do projeto incluem incentivar nos jovens a incorporação de hábitos de higiene ao dia-a-dia, levando em consideração a existência do mundo microscópico; o respeito a todas as formas de vida e às regras de utilização de espaço público; e a valorização das oportunidades de aprendizado.

Entre as atividades programadas, os visitantes observarão e serão estimulados a comparar e registrar por texto e desenho como viram uma gota, uma pulga, uma folha e vermes diversos a olho nu; com uma lupa de mesa (zoom de 40 vezes em relação ao tamanho real); e por meio de microscópios (zoom de 100 e 400 vezes).

A professora destaca que este é um projeto permanente, visando atender a um número extenso de visitantes: oito grupos de 20 alunos de terça à sexta-feira, mais o público geral aos finais de semana. Além disso, há a perspectiva de se montarem oficinas de capacitação dos professores, para que eles aprendam a trabalhar com as noções de célula e escala junto aos alunos apoiados nos recursos do laboratório.

O Laboratório de Biologia Celular, que será oficialmente inaugurado na comemoração do aniversário de 22 anos da Estação Ciência, em 24 de junho, passará a ser disponibilizado ao público no mesmo esquema das demais exposições: para grupos e escolas, bastando fazer o agendamento da visita incluindo o Laboratório no roteiro. Já para o público espontâneo, famílias e turistas, haverá sessões em diversos horários dos finais de semana. Apesar de a EC como um todo ter classificação etária livre, para participar das atividades do Laboratório é necessário ter a partir de 11 anos. As sessões, tanto para escolas como para o público espontâneo, têm a duração de uma hora.

Serviço

A Estação Ciência, que fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nos finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas. Os ingressos custam R$ 2,00, sendo isentos menores de 6 anos e maiores de 60. No primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês a entrada é grátis para todos. Grupos acima de 15 pessoas devem agendar visita previamente pelo telefone (11) 3675-6889.