Notícia

Blog Educação x Comunicação

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO CIENTÍFICO

Publicado em 15 dezembro 2020

Por Ana Regina

O CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS , HAJA VISTA UMA FRASE ATRIBUÍDA A SÓCRATES , FILÓSOFO GREGO , "SÓ SEI QUE NADA SEI"

Essa afirmação na história pensante da humanidade contribuiu para o surgimento de diversos modos de se obter conhecimento do mundo . Como é o caso do estudo científico e sua importância para a sociedade . Instigada por perguntas e pela curiosidade, a pesquisa está presente em nosso dia a dia : vacinas , medicamentos , tecnologias e até mesmo os alimentos que consumimos são exemplos de como anos de estudos influenciam em nossa rotina.

Uma boa pesquisa científica nos evidencia que nada é conclusivo ,mas verificável e interpretativo, a partir de resultados , contextos e diversos olhares do conhecimento.

Ela investiga os processos de transformação da sociedade , como a que estamos vivendo pela pandemia , e constrói conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento de uma nação. Além de propiciar , no campo da educação , a distinção entre aquilo que é senso comum e aquilo que é cientificamente válido com um rigor metodológico .

Apesar de pouco investimento público na área e de ainda haver movimentos negacionistas, tentam descredibilizar a ciência, os grandes saberes do mundo que se devem os muitos pesquisadores que criam modelos de pesquisa,validam dados e os publicam em revistas conceituadas em revistas do ramo.

Essa sistematização é fundamental para alimentar a produção de conhecimento, pois nenhuma nação consegue evoluir sem pesquisa científica .

No Brasil existe a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) , criada em 1948, que busca estimular o desenvolvimento científico e institucionalizar a ciência no país. Entre entidades e universidades que pesquisam e produzem conhecimento científico se destaca a Fundação Oswaldo Cruz ( Fio Cruz ), que em maio deste ano completou 120 anos .A Fio Cruz foi fundamental no combate a doenças como a peste bubônica ( peste negra ), a febre amarela e a varíola. E,atualmente ,é uma instituição referência no combate à Covid-19 das Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) .

Tenhamos mais interesse pelo conhecimento científico e apoiemos seus estudos em defesa da vida, com pés fixados na realidade social e olhos mirados para o futuro.

Sugestão de instituições para acompanhar o mundo do estudo científico : SBPC ,Fiocruz , Revista Pesquisa FAPESP , Instituto Ciência Hoje e CNPq . *

Fonte - REVISTA DE APARECIDA - pág doze - ATUALIDADES

Julho 2020 - Pe FRATER JONAS DE PÁDUA , C.SS.R.