As mulheres sofrem com a misoginia e o machismo existente na nossa sociedade patriarcal. No entanto, quando se trata da mulher indígena, esse preconceito e intolerância é ainda maior.
Uma pesquisa realizada desde 2015 pela professora da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Denise Moura, aborda a geografia da América Ibérica do século XVIII sob o olhar da mulher indígena . Sendo assim, o estudo visa evidenciar o papel das mulheres indígenas na formação e no mapeamento do território brasileiro, tendo em vista que a importância destas mulheres foi reduzida e omitida pela história.
Para falar sobre a importância da mulher indígena na história recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (16/05), as entrevistadas:
Também contamos com a participação da colunista do Observatório do Terceiro Setor, Gabriela Chabbouch , especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi do jornalista Joel Scala.
Foto: CANVA