Notícia

Planeta Universitário

A identidade italiana, entre impulsos separatistas e esforço de unidade europeia

Publicado em 15 abril 2013

O cenário político da Europa, em especial o italiano, é o tema da conferência que será proferida pelo professor Angelo D´Orsi, da Universidade de Turim, no dia 16 de abril, das 16h às 18h30, no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A apresentação “A identidade italiana, entre impulsos separatistas e esforço de unidade europeia”, aberta à comunidade, é promovida pelo Ippri e pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, executado em conjunto por Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Segundo os organizadores, terceira maior economia da Zona do Euro, a Itália vive um impasse político. Uma aliança de centro-esquerda, liderada por Pier Luigi Bersani (do Partido Democrático da Itália), venceu as eleições de fevereiro deste ano, mas não conseguiu os votos necessários para formar maioria no Parlamento. Em segundo lugar, ficou o grupo de centro-direita liderado por Silvio Berlusconi e, em terceiro, o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo. Um novo pleito para eleger o presidente do Parlamento está marcado para o próximo dia 18.

Angelo D´Orsi é professor de História do Pensamento Político na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Turim, na Itália. Entre seus trabalhos, destacam-se os estudos sobre o teórico italiano Antonio Gramsci (1891-1937).

Mais informações: www.ippri.unesp.br/#!/noticia/43/instituto-de-unesp-promove-conferencia-sobre-politica-italiana

Fonte: Agência FAPESP