Notícia

Planeta Universitário

A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais

Publicado em 28 junho 2011

No dia 30 de junho, a partir das 17h30, a linguista Eleonora Cavalcante Albano – do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp) – falará sobre "A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais: Ortogênese ou Filogênese?" na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). A conferência integra o ciclo "Ciência Avançada", realizado em comemoração aos 25 anos do IEA.Na palestra, Albano utilizará como base o pensamento contemporâneo sobre a evolução da linguagem e partirá da estrutura da sílaba nas línguas naturais orais para confrontar duas visões correntes do seu desenvolvimento: a teoria arcabouço-conteúdo e a fonologia articulatória ou gestual. Doutora em linguística pela Universidade Brown, Albano é professora titular da área de fonética e fonologia do Departamento de Linguística do IEL-Unicamp, onde fundou, em 1991, e coordenou, até 2008, o Laboratório de Fonética e Psicolinguística (Lafape). Tem experiência nas fronteiras entre a linguística e a psicologia, com ênfase em fonética e fonologia (teoria e análise linguística) e psicolinguística. Atua principalmente nas subáreas fonologia experimental (ou de laboratório), aquisição da linguagem e estatística linguística.

Suas contribuições científicas dos últimos 20 anos integram-se aos esforços internacionais em busca de um modelo coerente com a teoria dos sistemas dinâmicos que supere a cisão tradicional entre a fonética e a fonologia. É esse também o foco do seu grupo de pesquisa, o Dinâmica Fônica (Dinafon).

A conferência será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, localizado no IEA, na Rua Praça do Relógio, nº 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações com Sandra Sedini: sedini@usp.br ou pelo telefone: (11) 3091-1678

Agência FAPESP