A Educação a Distância da Unesp representa, desde 2009 – ano em que o NEaD foi instituído fisicamente – braço significativo da universidade no que diz respeito ao desenvolvimento e promoção de inovações nas áreas de Tecnologia, Avaliação Docente e Educação Especial e Inclusiva. Tem desempenhado, ao longo desses cinco anos, importante papel na formação de educadores de nosso país e atuado no estabelecimento de parcerias com instituições e órgãos governamentais que possibilitaram a capitação de recursos para investimento em infraestrutura e pesquisa.
Com isso, o núcleo captou recursos que foram investidos na aquisição de livros; obras de reparação e infraestrutura; compra de equipamentos de informática, mobiliários e equipamentos diversos; infraestrutura administrativa; contratos de pessoa física e jurídica para o desenvolvimento dos cursos e materiais didáticos; diárias e despesas de locomoção; consultoria e assistência técnica especializada na avaliação docente e na oferta de cursos de especialização para educadores. Ainda, parte desses recursos foi investida na construção de um estúdio de TV completo e em um auditório no prédio Ipiranga, em São Paulo, para usufruto toda a universidade. “Dessa forma, trabalhamos de modo independente ao capital de nossa universidade, com projetos que não impactam o orçamento da Unesp”, relata o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior.
Em questões numéricas, a EaD da Unesp já ofereceu 96 cursos à distância, semipresenciais ou livres, que beneficiaram cerca de 100 mil pessoas que participam ou cursam neste momento uma das edições das iniciativas oferecidas. Ainda, beneficiou milhares de estudantes e pesquisadores com o desenvolvimento do repositório Unesp, ação fomentada pela Fapesp, que hoje abriga mais 70 mil objetos-artigos científicos da Unesp, número superior aos repositórios da USP e da Unicamp.
O setor também é responsável pelo desenvolvimento de um repositório digital para a CAPES, que reunirá todo o conhecimento produzido no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil em nosso país. Dentro da universidade, está sob gestão do NEaD o Acervo Digital da Unesp, que abriga mais de 21 mil objetos educacionais, mais de 24 mil objetos científicos, além de conteúdos do Acervo Histórico Cultura da Biblioteca do Instituto de Artes e do Museu de História e Arte Regional.
Há ainda que se ressaltar a preocupação de trabalhar em conformidade com os avanços da modalidade no mundo ao ser a primeira universidade do Brasil a ofertar cursos abertos e livres, popularmente conhecidos pela sigla Mooc, que ganharam visibilidade internacional após uma parceria entre o MIT e a Harvard, que também disponibilizaram gratuitamente pela internet os conteúdos de suas aulas. Segundo Klaus, “somente com esse projeto, instituído há dois anos e intitulado Unesp Aberta, a nossa universidade oportunizou livre acesso ao conhecimento aqui produzido a cerca de 80 mil pessoas de nosso país e do mundo por meio de 70 cursos livres e totalmente gratuitos”.
Outra grande preocupação da EaD da Unesp é oportunizar o acesso a um ensino de qualidade para pessoas com deficiência que, na maioria do país, vivem às margens dessa realidade. Para isso, foi firmada parceria com a Secretaria do Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência para a implementação na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente do Centro de Promoção de Inclusão Digital, Educacional e Social - o CPIDES - que promove o atendimento a essas pessoas, o desenvolvimento de pesquisas e cursos voltados à formação do Educador para o trabalho com o público alvo da Educação Especial e a criação de modelos de conteúdos educacionais acessíveis – trabalho pioneiro no Brasil.
Dentro da mesma perspectiva, desenvolve sete cursos de especialização em Educação Especial em Inclusiva para professores e gestores da rede pública e estadual de ensino, iniciados em fevereiro deste ano, e aguarda a aprovação de um mestrado profissional em Educação Inclusiva, submetido a CAPES, sendo a Unesp âncora do projeto, que utilizará os recursos de EaD para a formação profissional de professores em todo o Brasil – uma vez que a referida proposta conta com a parceria de outras Universidades Públicas de todas as regiões do Brasil.
“Dessa forma, trabalhamos em consonância com as diretrizes da universidade, em parceria com os mais importantes órgãos educacionais de nosso país e representamos, atualmente, enorme volume de atividades que atendem aos objetivos de qualidade da Unesp e desempenham, com autonomia, nosso papel na sociedade para a construção de conhecimento para todos”, finaliza o coordenador Klaus.
NEaD/Unesp