Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

A construção da homossexualidade em Uganda é tema de palestra na UFSCar

Publicado em 16 março 2019

Na próxima quarta-feira, dia 20 de março, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove mais uma edição das Quartas Indomáveis com o tema “No olho do furacão: a construção da homossexualidade em Uganda”. A palestra será proferida por Aramis Luis Silva, professor visitante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, campus da Baixada Santista), além de integrante do grupo de pesquisa Iterares e colaborador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Silva é, também, Coordenador do eixo Sexualidade, Gênero e Religiões no projeto temático “Religião, Direito e Secularismo no Brasil Contemporâneo”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na palestra, o pesquisador refletirá sobre os múltiplos vetores simbólicos em disputa pelos modos de definição e uso da categoria homossexual em Uganda, um dos cerca de 70 países do mundo onde ainda são vigentes as leis que criminalizam práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo e/ou a homossexualidade.

A atividade, organizada por Iracema Dulley, professora colaboradora do PPGAS, é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 9h30, no auditório do Departamento de Ciências Sociais (DCSo), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

Sobre as Quartas Indomáveis

As Quartas Indomáveis são um evento mensal promovido pelo PPGAS, que reúne estudantes de graduação do curso de Ciências Sociais, do mestrado e doutorado em Antropologia Social, além dos docentes destes cursos, em torno de um tema proposto por palestrantes convidados – antropólogos, sociólogos e historiadores de universidades nacionais e estrangeiras. Mais informações podem ser obtidas em http://bit.ly/2O60dQK.