Notícia

Aben - Associação Brasileira de Energia Nuclear

A comunicação de risco em uma crise nuclear a experiência de Fukushima

Publicado em 30 agosto 2016

(30/08/16) Agência FAPESP - “A comunicação de risco em uma crise nuclear a experiência de Fukushima” será o tema do Colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Ifusp) no dia 1º de setembro de 2016, a partir das 16 horas.

 

O palestrante será o professor Kwan-Hoong Ng, da Universidade da Malásia. Ex-presidente da Asian-Oceania Federation for Medical Physics, Ng é consultor especialista da International Atomic Energy Agency e membro do painel de especialistas da International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection.

 

Um dos fundadores do Biomedical Imaging and Intervention Journal, Ng atua em pesquisas nas áreas de proteção radiológica, dosimetria in vivo e controle de qualidade em radiologia convencional, computadorizada, digital, intervencionista, tomografia computadorizada, mamografia, medicina nuclear e radioterapia.

 

“A reação global à crise de Fukushima demonstra claramente a necessidade de mensagem pública clara para diminuir as preocupações que aumentam com a questão do risco de radiação para a população. A catástrofe nuclear de Fukushima é uma questão global e dadas as suas características de complexidade, incerteza e ambiguidade, a comunicação de risco deve ser melhorada”, disse Ng sobre o assunto que abordará no colóquio.

 

“A estratégia de comunicação de risco precisa se concentrar na compreensão de como o público percebe os riscos, como a mídia traduz informações recebidas de cientistas ou de formuladores de políticas públicas e como representantes do setor público e privado podem melhor informar sobre o risco em uma ampla gama de disciplinas”, disse.

 

A palestra será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. Haverá transmissão ao vivo pelo endereço www.iptv.usp.br.

 

O evento tem entrada franca e será realizado no Auditório Abrahão de Moraes do Ifusp, Rua do Matão, 1.371, travessa R, Cidade Universitária, São Paulo.

 

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

 

Fonte: Agência Fapesp