Notícia

JC e-mail

A ciência no mínimo detalhe

Publicado em 30 outubro 2006

Fapesp

leva à Nanotec 2006 projetos sobre nanotecnologia aplicada a diferentes áreas do conhecimento

Células a combustível, fármacos inteligentes, nanorobôs para a área médica. A Fapesp levará à Nanotec 2006 45 projetos que aplicam a ciência em escala nanométrica em áreas como Biologia, Física e Química.
Maior evento de nanotecnologia da América Latina, a Nanotec 2006 será realizada de 6 a 8 de novembro no ITM Expo, em SP. O tema desta segunda edição é "A nanotecnologia como fator estratégico de inovação e de competitividade".
Simultaneamente à feira acontece o II Congresso Internacional de Nanotecnologia, com conferências de pesquisadores, representantes de universidades, institutos de pesquisa e empresas que atuam do setor. A organização do evento estima a participação de aproximadamente 4.500 pessoas, público composto por empresários, cientistas e investidores.
O estande da Fapesp vai abrigar outras sete instituições: USP, Unesp, Unicamp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Cada uma das universidades e institutos de pesquisa mostrará resultados de projetos desenvolvidos com o apoio da Fapesp e da Finep.
Desde 1998 a Fapesp apóia pesquisas voltadas para o avanço do conhecimento em nanotecnologia e suas aplicações.
De lá para cá foram 39 projetos aprovados, 15 deles já concluídos. Em oito anos a Fundação desembolsou aproximadamente R$ 8 milhões para o desenvolvimento destas pesquisas.

Destaques
Entre os projetos financiados pela Fapesp estão o do Ipen que resultou numa célula a combustível — equipamento que produz energia elétrica com hidrogênio.
A Unicamp apresentará pesquisa com materiais nanoestruturados para conversão de energia solar em eletricidade.
Mostrará também o projeto Nanoaventura, exposição itinerante que ajuda o público leigo a compreender a nanotecnologia por meio de jogos e programas interativos.

(Assessoria de comunicação da Fapesp)