Notícia

Jornal da USP

A ciência em festa

Publicado em 14 novembro 2010

Por Edmilson Luchesi

Com a presença de diversas autoridades e da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), o Teatro Municipal de São Carlos sediou, no dia 19 de outubro, a solenidade de abertura das comemorações dos 30 anos do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP.

O diretor Antonio Aprigio da Silva Curvelo destacou o crescimento e amadurecimento do CDCC nessas três décadas, graças à dedicação de seus funcionários e colaboradores, o que inclui os professores e alunos das escolas de São Carlos.

"Mais do que levar produtos elaborados pela ciência, o CDCC trabalha para oferecer aos estudantes as ferramentas do método científico, poderoso instrumento para a compreensão dos fenômenos naturais e da própria vida em sociedade. Mais do que estimular e apoiar a busca por uma profissão ou carreira científica, o CDCC deseja levar a todos os estudantes cultura, conhecimentos e, mais importante, iniciação ao pensar científico, bagagem necessária para o pleno exercício da cidadania", completou. Ele agradeceu ainda o apoio da Universidade, da Prefeitura e da Câmara Municipal, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), das agências de fomento (Fapesp, Capes, Finep, FNDE; Regina Weinberg - Vitae), dos dirigentes e docentes do campus de São Carlos, dos monitores e bolsistas do CDCC, da Secretaria de Educação do município; da Diretoria Regional de Ensino e da cidade de São Carlos.

O prefeito municipal, Oswaldo Duarte Filho, disse que sempre acompanhou as atividades desenvolvidas pelo centro e destacou a sua importância. "Eu não poderia deixar de estar aqui neste momento porque o CDCC representa para mim o que há de mais nobre em termos de extensão universitária, porque ele faz essa extensão numa área extremamente importante, que é a área de educação. A parceria que temos é um reconhecimento do poder público do município e da cidade à importância da USP e do CDCC. Este centro eleva o nome da nossa cidade", enfatizou.

Durante o evento, foram homenageados os professores Milton Ferreira de Souza, diretor do Instituto de Física de São Carlos na época em que o CDCC foi criado, ainda como uma coordenadoria daquela unidade; Regina de Helena de Almeida Santos, primeira coordenadora do CDCC (1980-1984), e Dietrich Schiel, coordenador no período entre 1984 e 1996. Também foram homenageados o professor Aprígio Curvelo, na direção do CDCC desde 1996, o prefeito municipal e 30 funcionários do centro.

Curvelo afirmou que "o CDCC se prepara para assumir novos desafios, estando em curso o processo para mudança de nosso status institucional e, um pouco mais à frente, a criação de uma pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática".