Notícia

Planeta Universitário

A Caminho de Marte

Publicado em 02 julho 2018

“ A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá no próximo dia 3 de julho de 2018, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em São Carlos, integrada em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP em parceria com a Embrapa Instrumentação. O palestrante será o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, que fará um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o laboratório da agência espacial norte-americana. Gontijo trabalhou no projeto Mars Science Laboratory, que enviou o jipe Curiosity para Marte. Foi sob o gerenciamento de Gontijo que a equipe construiu o radar que mais tarde iria controlar a descida do veículo no planeta.

Durante a palestra, fotos e vídeos mostrarão detalhes dos bastidores do projeto. lançamento e operação do veículo robótico e serão abordados também os próximos passos na exploração de Marte.

Gontijo também falará sobre a missão Mars 2020, que está em fase de implementação e deverá enviar a Marte um veículo para coletar amostras com possíveis traços de material orgânico e procurar evidências de vida.

O endereço do IFSC-USP é av. Trab. São-Carlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos, SP. A entrada é franca.

Mais informações: http://ciencia19h.ifsc.usp.br/ciencia19hwp/a-caminho-de-marte/ .

Agência FAPESP