Notícia

TV do Povo

A cada 10 internações por Covid-19 no Brasil, 4 são de jovens e adultos, aponta levantamento

Publicado em 05 maio 2020

Por George Rannnyson

Nos casos mais graves de Covid-19 no Brasil, que levaram à hospitalização de pacientes, cerca de 45% dos internados têm entre 20 e 59 anos. Por outro lado, o número de mortes por complicações do novo coronavírus é maior na população acima dos 60 anos, são mais de 70% das mortes.

O levantamento foi feito pelo portal Covid-19 Brasil, que é gerenciado por uma equipe de cientistas de diversas instituições nacionais, e tem como base o boletim de domingo (3) do Ministério da Saúde. Dos mais de 96 mil casos confirmados da doença até então, cerca de 72,3 mil foram internados.

A maior parte das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se concentrou em pacientes na casa dos 50 anos ou menos (veja tabela abaixo), com mais da metade de todas as confirmações.

Internações por SRAG no Brasil

Idade Internações até 3/05 %

até 5 anos 8.794 12,15

6 – 19 anos 2.746 3,79

20 – 29 anos 4.486 6,2

30 – 39 anos 8.062 11,14

40 – 49 anos 9.313 12,87

50 – 59 anos 10.615 14.67

60 – 69 anos 10.846 14,99

70 – 79 anos 9.466 13,08

mais que 80 anos 8.048 11,12

Fonte: Portal Covid-19 Brasil e Ministério da Saúde

O relatório apresentado pelos cientistas do portal Covid-19 Brasil alerta também para o alto número de internações em pacientes de até 5 anos, são 12% do total. O número é o maior entre os internados com menos de 20 anos.

O professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP), Domingos Alves, é um dos pesquisadores por trás da iniciativa e disse ao G1 que os números mostram um rejuvenescimento da epidemia no Brasil, em comparação com países mais afetados pela pandemia.

“Apesar da taxa de hospitalização nas cidades dos EUA ser muito similar com a nossa, em comparação com os países europeus, estamos à frente em relação ao índice de mortos na faixa dos 40 a0s 49 anos”, disse o pesquisador.

Ele alerta, entretanto, para a falta de transparência na divulgação dos dados oficias e estima que os números reais possam ser ainda mais altos que os apresentados nos boletins do Ministério da Saúde. Alves estima em mais 10 mil o número de mortes e ao menos 1,6 milhão de casos confirmados no país.

Letalidade no Brasil

O levantamento também aponta uma estimativa de mortes por coronavírus no Brasil, levando em consideração os dados apresentados pelo boletim do Ministério da Saúde e registros em cartórios do país.

O estudo do portal apresenta uma incidência de mais de 72% das mortes na população acima dos 60 anos, seguindo a tendência mundial de maior letalidade entre os idosos. Entretanto, o documento apresenta uma ressalva de que os números de mortes em pacientes com menos de 50 anos já é maior que o observado no exterior.

Mais jovens entre os primeiros infectados

Um outro estudo, liderado por pesquisadores brasileiros, destacou que a média de idade dos primeiros infectados pelo novo coronavírus no país foi de 39 anos, número muito baixo se comparado com outros países mais afetados.

O artigo foi publicado como prévia (pré-print) e avalia os casos registrados no país até o dia 25 de março. Até aquele momento, o país tinha ainda 1,4 mil notificações e apenas 147 internações, ou seja, 10% dos casos.

No mesmo período, a taxa de internações em todo o mundo era de aproximadamente 20% entre todos os infectados.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e reúne pesquisadores do Brasil, China, Equador, Estados Unidos, Holanda, Panamá e Reino Unido.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Estado de S. Paulo BOL UOL Estadão.com G1 Estado de Minas online G1 Portal Exame Correio Braziliense online Yahoo! Contexto Exato Caminho Político Central das Notícias Folha Diferenciada Terra Brasil Soberano e Livre Brasilagro Noticias RTV (Espanha) Saber Atualizado Planeta Universitário Meio Norte online Time 24 News (EUA) Deutsche Welle (Alemanha) Jornal GGN Poder360 Diário da Saúde Ariquemes SolidáRio Notícias Saúde & Vitalidade Saúde é Vital online Jornal da Franca Press From Brasil MSN Central das Notícias Notícias Botucatu Portal da Enfermagem Jornal Alerta Pfarma Dom Total Central das Notícias Programa InfoSalud (Argentina) TV Globo Jornal GGN Combate Racismo Ambiental Blog A Crítica Guia da Farmácia online Tá Sabendo? Digital Rádio e TV ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação São Carlos Agora Portal Neo Mondo Blog do Tiago Padilha Mundo e Meio Universo Racionalista Diário do Rio Claro Litoral Hoje Jornal do Tocantins online MSN O Popular (Goiânia, GO) online Valberlucio Conexão Planeta Resende News Página Única Jornal O Expresso Diário de Pernambuco online News Paraíba Gazeta Diário de Foz do Iguaçu online Jornal Correio do Povo de Alagoas Rádio Studio FM 98.3 Criptonizando Progresso Desacato Gláucia Lima Agora RN online Portal Correio do Agreste MT HOJE São Carlos Dia e Noite Head Topics (Brasil) Página Siete (Bolívia) AHora Digital Jovem Capital FM 87,9 Criativa FM 87,9 Catraca Livre Blog de Isabella Barros Martins Central das Notícias Blog do Esmael Blog do Edney Diário do Rio Claro online Poliarquia TS Radio Indiaroba Web J1 - Diário do Rio Claro online El Estado Digital Bolívia) Explica.co PEBMED Notícias VIP Jornal da Cidade (Bauru, SP) online