Agência FAPESP – O Hospital A. C. Camargo inaugurou no dia 25 de junho as instalações da Torre Professor Dr. Ricardo Renzo Brentani.
Com mais de 8 mil metros quadrados de área construída e oito andares, a torre foi batizada em homenagem à Brentani, que faleceu em novembro de 2011 e era presidente da Fundação Antônio Prudente, que mantém o Hospital A. C. Camargo, e diretor-presidente da FAPESP.
Construído com recursos próprios – da ordem de R$ 70 milhões –, o edifício contará com 120 leitos de internação, que somados aos 321 mantidos atualmente pela instituição hospitalar totalizará 441 leitos e ampliará em 37% a capacidade de internação do Hospital A. C. Camargo.
A nova torre também possibilitará ampliação do Departamento de Quimioterapia do hospital, que ganhará mais dez novos pontos de infusão, totalizando 61 pontos, e contará com um Centro Cirúrgico com mais quatro modernas salas, dotando o Hospital A.C. Camargo de 23 salas.
Além de atender pacientes adultos, o edifício abrigará as novas áreas da oncologia pediátrica, incluindo ambulatórios, brinquedoteca, leitos de internação e a “Escola Especializada Schwester Heine”, também conhecida como “Escolinha da Pediatria” (que ministra o curso fundamental e médio para que crianças e adolescentes internadas no hospital não percam as atividades escolares ou o ano letivo durante o tratamento).
O corpo clínico do hospital, formado por cerca de 500 especialistas, será encarregado em dar assistência aos pacientes internados e atendidos no novo edifício.
“Além de oncologistas clínicos, temos a dedicação de psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapias, fonoaudiólogos, estomatologistas, dentre outros, todos com formação em oncologia”, destacou Irlau Machado Filho, diretor do Hospital A.C.Camargo.
A instituição é uma das principais referências em ensino, pesquisa e tratamento de câncer na América Latina.
Nos últimos cinco anos inaugurou o Ambulatório Carmen Prudente – inédito no país em oferecer atendimento diferenciado para mulheres, com foco em mastologia (câncer de mama) e ginecologia oncológica (câncer de ovário, colo do útero, endométrio e vulva) – e o Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo (Cipe).
Mais informações: www.accamargo.org.br.