Notícia

Traço de Ciência

A bordo do NeuroMat (1 notícias)

Publicado em 07 de março de 2022

Por Equipe de Difusão do NeuroMat

Na última quinta-feira (03/03), eu apresentei pela primeira vez ao grupo de pesquisa o projeto de pesquisa que estou envolvido no CEPID NeuroMat intitulado “Impacto das redes sociais como influenciadoras na busca de terapia neurológica.” O projeto que tem apoio financeiro da Fapesp visa utilizar a plataforma Abraço como uma ferramenta de aproximação entre pacientes, familiares e profissionais interessados em divulgar a pesquisa na área da lesão do plexo braquial.

Durante a apresentação foi abordada a importância de como o novo tempo nos aproximou da era digital, de forma a nos relacionarmos cada vez mais com a tecnologia. Estudos atuais vêm apontando que a utilização das redes sociais tem se tornado uma solução na área de saúde com o intuito de atingir diretamente públicos-alvo específicos.

O grupo de pesquisa discutiu sobre a preocupação de como tal conteúdo alcança o público, e vale lembrar que a plataforma Abraço não é um espaço para a busca de tratamento, mas sim o compartilhamento de vivências entre as pessoas que sofreram ou sofrem com a lesão e, ao mesmo tempo, serve para promover o empoderamento do grupo, com a ideia de fortalecer os vínculos entre as pessoas envolvidas.

As plataformas digitais como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e, o mais novato, o TikTok, vem ganhando espaço, formando comunidades virtuais que servem para troca de experiências, tornando palco de discussão entre as pessoas, em especial, os pacientes. Em 2016, a utilização delas como ferramentas na rede já era vista como uma tendência, e diante da pandemia, as tecnologias em saúde reforçaram a ideia de que vieram para ficar.