Estudos liderados por astrônomos brasileiros obtiveram duas façanhas: detectar os anéis de Quaoar; e pela primeira vez registrar em imagens os anéis de Chariclo. Quaoar e Chariclo são dois objetos do sistema solar. O Telescópio Espacial James Webb foi fundamental para visualizar os anéis de Chariclo!
Falamos com os dois cientistas!
Entrevistei os dois astrônomos brasileiros São duas descobertas espetaculares!
Eis a primeira: O astrônomo brasileiro Bruno Morgado, do Observatório do Valongo da @ufrjoficial , liderou o estudo que detectou a existência de anéis em torno de Quaoar, um objeto do sistema solar cuja órbita fica depois de Plutão. Pela importância do trabalho, o artigo saiu publicado na prestigiosa revista britânica Nature.
Esta é a segunda: Em 25 de janeiro, a @nasa anunciou em seu site que o poderoso Telescópio Espacial James Webb registrou pela primeira vez em imagens os anéis de Chariclo, cuja órbita se situa entre Saturno e Urano.
Este trabalho é liderado pelo astrônomo brasileiro Felipe Braga-Ribas @astro10999, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Curitiba. Ele foi justamente o líder da pesquisa que detectou originalmente os anéis de Chariclo, em 2013.
Morgado e Braga-Ribas fazem parte do mesmo grupo internacional por trás das duas descobertas.
A astronomia brasileira está com tudo! Leia a reportagem completa no canal Ciência Brasil https://cienciabrasil.com/