Notícia

Nas Notícias

A agricultura tem sustentado núcleos humanos no Chile há séculos

Publicado em 10 maio 2021

Deixe um comentário / Chile , Mundo / Por nasnoticias

 

As plantas e cereais descobertos nos arquivos arqueológicos sugerem que a agricultura praticada no norte do Chile durante séculos manteve colônias humanas gigantes, mesmo antes da criação do Império Inca em 1438, o mais gigante da América do Sul em tempos pré-coloniais. Sem detalhes: o norte do Chile é governado pelo Deserto do Atacama, um dos mais secos do planeta, com solos pobres em nutrientes.

A arqueóloga Francisca Santana-Sagredo, pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e seus colaboradores assumem ter descoberto a resposta ao mistério. A organização analisou a composição química de 12 amostras de alimentos entre 3. 000 e 550 anos em sítios arqueológicos em Tarapac. região e observou um aumento na concentração de nitrogênio a partir do ano 900. Os pesquisadores caracterizam essa substituição na composição de plantações alimentares para plantações fertilizadas por guano, excrementos de aves marinhas, um dos fertilizantes à base de ervas mais ricos em nitrogênio (“Plantas da Natureza”, 25 de janeiro).

Especula-se que guano seria removido de depósitos no Chile e peru e transportado em caravanas de chamas por dezenas de quilômetros.

Este artigo foi republicado na página on-line da Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui https://revistapesquisa.fapesp.br/um-fertilizante-poderoso/

 

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Planeta online