Notícia

Metrópoles

90% do camarão do litoral de SP está contaminado com microplásticos (114 notícias)

Publicado em 10 de março de 2025

Life Informa online Funverde Ciclo Vivo SB Notícias (Santa Bárbara d'Oeste, SP) Notícias de Franca Nova Aliança O Ubatubense (SP) Jornal Cidadã TIM News Grupo News Paraná Notícias das Praias Jornal de Itatiba online LN21 São Carlos Agora Blog do Rhaldney Santos Jornal Fluminense Jornal Z Norte online Suzano TV Guia Limeira Portal News FocoNews Guia Região dos Lagos Gizmodo Tudo Gostoso Jornal Floripa Boqnews ABC do ABC Acontece Botucatu Bioeconomia Tratamento de Água Diário do Estado (Goiás, GO) online A Voz do MS News Informa ABC Xodó News Batatais 24h Portal São Caetano do Sul Net (SP) São Carlos no Toque Conexão Planeta Rota 55 (SP) Jornal Ver a Cidade online Tamoios News Jornal da Orla online Xodó News Itaim News Jornal da Orla Gazeta de S. Paulo online Portal do Zacarias A Voz do MS News Guia Limeira Diário do Estado (Goiás, GO) online Suzano TV Portal Mariliense Jornal Cidadã Região Noroeste Notícias de Franca Diário do Litoral (Santos, SP) online ABC do ABC Diário do Litoral (Santos, SP) online Gazeta do Santa Cândida online Itatiba Hoje Novo Dia Notícias online Fórum online Mais Top News Tudo Gostoso Rota Verde Portal Comunica AM! SECTI (SP) - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação TV Foco Portal Mariliense Guia Limeira Jornal Fluminense Região Noroeste Folha de Iperó Jornal Cidadã Suzano TV Notícias de Franca Blog do Fábio Lemos Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Jornal Cotia Agora Jornal da Manhã - Marília jornaldacidade.digital O Bom da Cidade www.gizmodo.com.br

Estudo preliminar da Unesp revelou que quase todos os crustáceos coletados no litoral paulista tinham microplásticos em seus intestinos

São Paulo — Um estudo em fase preliminar divulgado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) , com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP) , revelou que cerca de 90% dos crustáceos coletados no litoral de São Paulo estavam infectados com microplásticos em seu gastro intestinal, com destaque para o camarão-de-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri),

Chamado de Programa Biota , a pesquisa está sendo realizada em duas regiões: a Baixada Santista, que abrange áreas industriais, portuárias e pesqueiras, e Cananeia , no litoral sul de São Paulo , com menos intervenção humana.

As amostras começaram a ser coletadas ainda em 2023, com o objetivo de avaliar tantos os riscos ecológicos quanto os possíveis impactos para a saúde humana dessa poluição.

Até o momento, de todos os camarões coletados pelo estudo, em até 90% deles foi observada a presença de microplásticos. Embora a quantidade varie entre os locais, a porcentagem alta de contaminação levanta questões sobre a consequência a longo prazo para os consumidores e para o meio ambiente.

A pesquisadora do projeto, Daphine Ferrera, explica que a proposta é analisar a contaminação dos crustáceos em diferentes ambientes. “Os camarões, por se alimentarem de detritos do mar, estão expostos a grandes quantidades de microplásticos presentes nos sedimentos marinhos, tornando-os modelos ideais para o estudo”.

Segundo a pesquisadora, o primeiro passo do estudo é avaliar a quantidade de microplásticos no trato gastrointestinal dos camarões. Outro ponto essencial é identificar se essa presença impacta também a qualidade nutricional desses animais, que será a próxima fase do projeto. “A análise buscará saber se esses microplásticos estão se acumulando em outros tecidos, como na musculatura, que é justamente a parte mais consumida pelos humanos”.

O estudo também compreende crustáceos decápodes, que incluem camarões, siris, lagostas, lagostins e caranguejos e seus diferentes aspectos, como ciclos de vida, reprodução, organização populacional e processos evolutivos.

O que são microplásticos

Os microplásticos são pequenas partículas com menos de 5 milímetros de tamanho responsáveis por cerca de 92,4% dos detritos de plástico marinho.

A presença desse tipo de poluição coloca em risco a saúde tanto dos seres humanos que consomem frutos do mar, quanto para o próprio ecossistema marinho.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776