Notícia

Catálogo de Mineração Brasil

7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal

Publicado em 10 julho 2018

Por Agência FAPESP

Pesquisadores, profissionais e estudantes vão se reunir em Jardim, no Mato Grosso do Sul, para apresentar as principais pesquisas em geotecnologias aplicadas ao Pantanal durante o 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal), que ocorrerá de 20 a 24 de outubro de 2018.

O evento abre a oportunidade para a exposição de trabalhos técnicos, ferramentas e metodologias desenvolvidos no Brasil e no exterior. A programação do simpósio inclui palestra de abertura abordando os planos de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul e a transformação do espaço com o uso das geotecnologias. Também haverá mesas-redondas sobre monitoramentos da cobertura vegetal e uso da terra em execução no Brasil e acerca das experiências da aplicação dessas ferramentas em estudos ambientais na Argentina, Paraguai e Bolívia.

Outras palestras e cursos vão tratar de temas como “Vulnerabilidade e o gerenciamento adaptativo de importantes áreas úmidas frente a impactos ambientais”, “Ecohidrologia em ambientes sazonalmente alagáveis” e “Uso de imagens de satélite para interpretação de mudanças ambientais na Bacia do Alto Paraguai”.

A submissão de trabalhos pode ser feita até 10 de julho, pela internet. Poderão ser apresentados artigos técnicos voltados ao Pantanal ou áreas úmidas semelhantes, incluindo-se a região do entorno situada na Bolívia e no Paraguai, contida na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, com desconto, até 20 de setembro.

Os cursos serão realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (rod. BR 060, s/nº, saída para Bela Vista, Jardim, MS). As sessões de abertura, encerramento e programação técnica serão realizadas no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro (av. 11 de dezembro, 1425, Vila Camisão, Jardim, MS).

Mais informações: www.geopantanal.cnptia.embrapa.br.