Notícia

Portal da Comunicação

6º Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica já tem vencedores

Publicado em 10 agosto 2006

Duas mulheres são as vencedoras do 6º Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. O resultado do concurso foi divulgado na noite da última quarta-feira, 9 de agosto, em um evento na cidade de São Paulo, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre jornalistas, cientistas, ambientalistas e empresários.
A jornalista Alessandra Pereira ficou com o primeiro lugar da categoria Impresso com a matéria "A vida entre folhas secas", publicada na revista Pesquisa FAPESP (SP), em fevereiro de 2006. O texto aborda a importância e os complexos hábitos de um antigo habitante do planeta: a formiga. Já o segundo lugar nesta categoria ficou com o jornalista Carlos Henrique Fioravanti, pela reportagem "Por que as florestas são diferentes", também publicada na revista Pesquisa Fapesp. O terceiro lugar foi para a matéria "Conte até três antes de abrir a gaiola", de Maura Campanili, publicada na revista Terra da Gente.
Na categoria Televisão, a vencedora foi Beatriz de Castro Serra que produziu com a equipe da TV Globo de Pernambuco a reportagem "O Pacto Murici", veiculada em novembro de 2005 no programa 'Nordeste Viver e Preservar'. A matéria trata sobre o estado da Mata Atlântica do Nordeste, os desafios, ameaças e ações para a sua conservação. O segundo lugar ficou com Flávio Fachel e equipe da Rede Globo (RJ) pela matéria "Nossa Mata - Espécies em extinção", integrante de uma série exibida no Jornal Nacional. E o terceiro lugar foi conquistado pela reportagem "Amazônia Nordestina", exibida pelo Globo Repórter e produzida por Francisco José de Brito e equipe da TV Globo (PE).
Como premiação dos primeiros lugares, as jornalistas Alessandra Pereira e Beatriz de Castro Serra irão participar do Oitavo Congresso Nacional de Meio Ambiente da Espanha, que acontecerá em Madrid, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2006. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberam R$5 mil e R$2.5 mil, respectivamente.

Menções honrosas da categoria Impresso
Jaime Gesisky Deconto, com "Onças cativas", publicada na revista Terra da Gente (SP); Luciana Vicária, com "Os habitantes da floresta", publicada na revista Época (SP); Luiz Figueiredo, com "Beleza de arrepiar", publicada na revista Terra da Gente (SP); Reinaldo José Lopes, com "Assassino de sapos invade Mata Atlântica", publicada no jornal Folha de São Paulo (SP); Verônica Falcão, com a matéria "Macaco invasor ameaça Mata Atlântica", publicada no Jornal do Commercio (PE).

Menções honrosas da categoria Televisão
Adriana Couto, com a reportagem "Mata Atlântica Sul da Bahia", exibida no programa Jornal Futura, Canal Futura (RJ)
Cassiano Rolim, com "Mata Atlântica", exibida na TV TEM (SP)
Cesar Dassie, com "Terra de Negros", exibida no Globo Rural, TV Globo (SP)
Daniela Cristina Golfieri, com "Mata Atlântica", exibida na TV TEM (SP)
Todos os trabalhos podem ser encontrados no
www.premioreportagem.org.br.