Notícia

Diário da Manhã (GO)

63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - Código Florestal Brasileiro

Publicado em 01 julho 2011

A professora Maria José de Faria Viana, coordenadora de Pesquisa da PUC Goiás, no âmbito da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, assistiu à conferência que o geógrafo Aziz Ab"Saber ministrou durante a 63ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela UFG de 10 a 15 de julho. "Consciente da relevância ética, sócio-ambiental e científica da temática abordada, na defesa do debate crítico e propositivo sobre o planejamento e uso da biodiversidade (vegetal e animal) com sustentabilidade, e de sua atualidade, frente o necessário aprimoramento da atual proposta de revisão do Código Florestal brasileiro", a profa. Maria José elaborou uma síntese da palestra e a socializa para a comunidade educacional.

A motivação encontrada pela professora na execução dessa tarefa foi o entendimento de que as reflexões trazidas pelo prof Aziz são valiosas como subsídio ao debate proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia neste ano, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema "Mudanças Climáticas: desastres naturais e prevenção de riscos". A Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás integra a programação nacional e é organizada em sintonia e parceria com a Secretaria de C&T do Estado de Goiás.

Outra motivação da profª. Maria José se refere "à proposta objetiva feita pelo prof. Aziz no campo da produção de conhecimento científico, mediante pesquisa, qual seja, de formação de grupos de estudo e/ou de pesquisa nas áreas de zoologia, biologia, ecologia, botânica e áreas afins, por meio da proposição de estudos básicos sobre planejamento, com apresentação de painéis críticos sobre os impactos da devastação produzida e das implicações do desmatamento, por meio da utilização de tecnologias inovadoras e de modelos técnico-científicos adequados à recuperação das florestas, das redes hidrográficas e das áreas brasileiras degradadas em geral, de forma integrada e interdisciplinar."

OBS: Pesquisadores da PUC Goiás, Honeste Gomes, Maria José Viana e Altair Sales; à direita, professor Aziz Abf Sabrer, fundador da SBPC e da Fapesp