Notícia

Brasil Fashion News

61ª edição do Prêmio Fundação Bunge recebe indicações até 30 de maio

Publicado em 20 maio 2016

O Prêmio Fundação Bunge, criado em 1955 como primeira realização da Fundação Bunge, tem a proposta de incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento e reconhecer os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. Todos os anos, duas personalidades são contempladas pelo conjunto de seus trabalhos (categoria Vida e Obra) e outros dois jovens de até 35 anos, que se destacam em seus campos de atuação (categoria Juventude). Neste ano, o Prêmio tem as áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Exatas e Tecnológicas como foco de sua premiação. Serão contemplados profissionais com trabalhos relacionados aos temas “Nutrição e Alimentação Animal” e “Infraestrutura de transportes”, respectivamente.

 

As indicações ao Prêmio poderão ser realizadas até 30 de maio pelas principais universidades e entidades científicas brasileiras. A partir das indicações, Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada área de premiação, escolhem os homenageados na categoria Juventude e selecionam aqueles cujos trabalhos devem ser observados na categoria Vida e Obra. A decisão cabe ao Grande Júri, formado por reitores, representantes de entidades científicas e culturais, além de ministros de Estado.

 

O resultado será divulgado em 22 de julho, logo após a reunião do Grande Júri, realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. Serão quatro contemplados no total: dois profissionais na categoria Vida e Obra, e dois em Juventude (até 35 anos). Os contemplados de cada área recebem R$ 150 mil e R$ 60 mil, respectivamente, além de medalhas e diplomas em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

Também como atividade do Prêmio, a Fundação Bunge, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), promove Seminários abertos ao público e à comunidade científica para discutir os temas de premiação do ano.

 

Em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados, apenas os dos contemplados de cada área que são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões e júri. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

 

Desde sua criação, mais de 180 personalidades já foram premiadas entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Eurípedes Malavolta, Guto Indio da Costa, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

 

Sobre a Fundação Bunge

 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).