Notícia

JC e-mail

60ª Reunião Anual da SBPC: Energia, Ambiente e Tecnologia

Publicado em 18 junho 2008

Maior encontro científico da América Latina será realizado de 13 a 18 de julho na Unicamp. Fapesp terá estande e “Agência Fapesp” fará cobertura do evento

A 60ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 13 a 18 de julho no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP).

Dividida em 17 núcleos temáticos, a programação científica contempla questões transversais ao tema “Energia, Ambiente e Tecnologia”. São quase 300 atividades entre conferências, simpósios, mesas-redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais.

Nomes como os dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Ciência e da Tecnologia, Sérgio Rezende, e dos Esportes, Orlando Silva, já estão confirmados. O embaixador Amorim falará sobre a contribuição do Programa Cbers (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) para as relações Brasil-China, enquanto Rezende debaterá a política nacional de ciência e tecnologia e Silva os desafios tecnológicos do esporte nacional.

Etanol de cana-de-açúcar, aquecimento global, biodiversidade, inovação e experimentação com animais de laboratório também estão na pauta dos debates, bem como doenças endêmicas, pesquisa científica, legislação brasileira, origem das espécies e multidiversidade cultural.

A educação para ciência no ensino básico é o eixo central de 13 atividades distintas e não faltarão oportunidades para se discutir a importância dos 60 anos da SBPC, do centenário da imigração japonesa e do ano internacional do planeta terra.

A “Agência Fapesp” fará a cobertura da reunião e a Fapesp terá estande com apresentação das principais modalidades de apoio e programas financiados pela Fundação.

A programação completa, ainda sujeita a alterações, está em: http://www.sbpcnet.org.br/eventos/60ra. Enquanto jovens e adultos participam de debates, encontros e tomadas de decisão, crianças e adolescentes têm na SBPC Jovem mais de 200 oportunidades de interagir, de forma criativa e lúdica, com a ciência.

São exposições, apresentações culturais, palestras, minicursos, oficinas e experimentos que pretendem fazer da 60ª Reunião Anual um evento em que aprendizado, diversão e descobertas andam lado a lado.

A programação da SBPC Jovem está no site local do evento: http://www.sbpc2008.unicamp.br.

(Agência Fapesp, 18/6)