Notícia

UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

5º TOP Etanol premia melhores do ano e traz candidatos à Presidência

Publicado em 04 junho 2014

Em meio a homenagens a personalidades marcantes do setor sucroenergético e com a participação dos pré-candidatos à Presidência da República Aécio Neves e Eduardo Campos, mais de 750 pessoas acompanharam nesta segunda-feira (02/05) a Cerimônia de Entrega do 5º Prêmio TOP Etanol, iniciativa do Projeto AGORA realizada no Grand Hyatt Hotel de São Paulo.

O evento, que teve como âncora o jornalista da Rede Globo de Televisão, Carlos Tramontina, incluiu discursos de 20 minutos de Aécio Neves no início, e Eduardo Campos no final. Para subsidiar os discursos, cada candidato recebeu do Projeto AGORA um documento detalhando a visão do setor sucroenergético sobre a atual conjuntura e sugestões sobre como superar a situação delicada em que se encontra boa parte das empresas que produzem etanol, açúcar e bioeletricidade. Ambos citaram medidas que tomariam, caso eleitos, que ampliam de forma significativa o compromisso com a valorização do setor sucroenergético.

Como é tradição nas cerimônias do Premio TOP Etanol, seis personalidades foram reconhecidas por suas contribuições para a valorização do setor sucroenergético. Foram entregues placas comemorativas ao físico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Rogério Cezar de Cerqueira Leite, representado por sua filha Luciana Cezar de Cerqueira Leite; ao pesquisador Antonio Maria Cardoso Rocha; ao presidente da Consultoria Datagro, Plínio Mário Nastari; ao deputado federal por São Paulo, Arnaldo Jardim; ao governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, representado pelo vice-governador José Eliton de Figueredo Junior; e, em homenagem póstuma, ao pesquisador Lamartine Navarro, que muitos consideram o ‘pai do Proálcool’. A homenagem foi recebida por seu filho, Lamartine Navarro Neto, que trouxe um trecho do último discurso proferido pelo pai.

Perto do final do evento, uma surpresa: o protocolo foi quebrado pelos organizadores para uma homenagem ao jornalista e diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, por seu empenho e dedicação ao longo de mais de cinco anos de atividades, do desenvolvimento à condução do Projeto AGORA. No cargo desde 2007, Altieri deixa a UNICA no final de junho.

Ganhadores do Prêmio

Os vencedores do TOP Etanol receberam a maior premiação já distribuída pelo prêmio, totalizando R$ 136,5 mil. Dos 566 trabalhos inscritos, um novo recorde para o TOP Etanol, foram selecionados dezoito vencedores, todos dedicados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente,” pertencentes a dez categorias, nas modalidades: jornalismo, trabalhos acadêmicos, fotografia e inovação tecnológica.

Sob a coordenação da empresa RP Consultoria, o processo de seleção levou quase um mês de trabalho, incluindo a participação de renomados especialistas que se dividiram em três dias de discussões intensas. O expressivo aumento no número de inscrições foi a marca registrada desta edição, com 51% em relação à edição anterior. Das inscrições deste ano, 100 são trabalhos acadêmicos, 18 são projetos de inovação tecnológica, 107 são matérias jornalísticas e 341 são fotografias.

Comissões de Julgamento

Integraram a comissão responsável pela análise e julgamento dos trabalhos jornalísticos e fotográficos o gerente de Comunicação da Copersucar, Guilherme Pena; a consultora Junia Sá; o colunista da edição online da Revista Veja, Ricardo Setti; o diretor da Revista Imprensa, Sinval de Itacarambi Leão; e o consultor e ex-diretor de telejornais regionais da Rede Globo, Woile Guimarães.

A comissão responsável pela escolha dos trabalhos acadêmicos foi composta pelos professores Isaias Macedo de Carvalho, pesquisador do NIPE/UNICAMP; Heitor Cantarella, coordenador do BIOEN/FAPESP e pesquisador do IAC/UNICAMP, e Manoel Regis Leal, coordenador de Relações Institucionais do CTBE.

Em Inovação Tecnológica, a comissão foi integrada por Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA; Francisco Nigro, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT do Estado de São Paulo; e Luis Augusto Cortez, professor da UNICAMP.

Para conhecer a lista dos vencedores, clique aqui.

Assista ao vídeo em homenagem ao pesquisador Antonio Maria Cardoso Rocha que não pôde comparecer à cerimônia.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fbVV46V7W28