1. APRESENTAÇÃO
Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica, relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais. Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitos presentes. No Brasil, os serviços de coleta, transporte e tratamento de esgoto ainda são deficientes, além disso, existem relatos de surtos de veiculação hídrica por protozoários no País, portanto, fica evidente a fragilidade dos sistemas de abastecimento de água.
Apesar dos avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados visando gerar conhecimentos que suportem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.
Neste contexto, surge o projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2012/50522-0. A pesquisa intitulada “Contaminação ambiental pelos protozoários Giardiaspp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes” vem trabalhando sobre o assunto e agora promove o “4º Seminário Anual do Projeto Temático FAPESP Processo N° 2012/50522-0: Avanços na Detecção, Remoção e Inativação de Cistos de Giardia spp. e Oocistos deCryptosporidium spp. em Amostras Ambientais” com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.
O evento gratuito está dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo: engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais.
2. PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
8:00h às 9:00h – Inscrição
9:00h às 9h30min – Solenidade de abertura oficial
9h30min às 10:00h – Intervalo-Café.
10:00h às 11h30min – Palestra 1: Contaminação de Ambientes Aquáticos por Protozoários e Limites Seguros de Proteção à Saúde Humana. Palestrante convidada: Dra. Maria Inês Zanoli Sato. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Gerente do Departamento de Análises Ambientais – CETESB.
11h30min ao 12:00h – Perguntas e Discussão.
12:00h às 14:00h – Recesso
14:00h às 14h30min – Ocorrência e remoção dos protozoários patogênicos Giardia spp. e Cryptosporidium spp. em sistemas de tratamento de esgoto sanitário. Aluna de Doutorado: Priscila Ribeiro dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Daniel. 20 min de apresentação e 10 min de perguntas.
14h30min às 15:00h – Infectividade de cistos de Giardia duodenalis após ozonização em água bruta. Aluna de doutorado: Liane Yuri Kondo Nakada. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Guimarães. 20 min de apresentação e 10 min de perguntas.
15:00h às 15h30min – Espécies de Cryptosporidium e grupos genéticos de Giardia detectados no Rio Atibaia, Campinas/SP por métodos moleculares. Aluno de Doutorado: Nilson Branco. Orientadora: Profª Drª Regina Maura Bueno Franco. Coorientador: Romeu Cantusio Neto (SANASA/Campinas). 20 min de apresentação e 10 min de perguntas.
15h30min às 16:00h – Remoção de Giardia spp. e Cryptosporidium spp. em águas de abastecimento utilizando flotação: estudo em escala de bancada e desafios de detecção. Mestre: Fernando César Andreoli. Orientadora: Profª Drª Lyda Patricia Sabogal Paz. 20 min de apresentação e 10 min de perguntas.
16:00h às 16h30min – Intervalo-Café.
16h30min às 17:00h – Estudo da remoção de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. em processo de tratamento combinado (anaeróbio/físico-químico) de água residuária. Aluna de doutorado: Gabriela Laila de Oliveira. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Daniel. 20 min de apresentação e 10 min de perguntas.
17:00h às 17h30min – Discussão Geral dos Trabalhos Apresentados
Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
8:00h às 9h30min – Palestra 2: Nova Classificação de Cryptosporidium e Implicações na Área de Saneamento. Palestrante: Profa. Regina Maura Bueno Franco. Coordenadora do Projeto Temático FAPESP.
9h30min às 10:00h – Intervalo-Café.
10:00h às 11h30min – Palestra 3: Avaliação de Risco de Infecção por Giardia e Cryptosporidium em Amostras Ambientais. Palestrante convidada: Dra. Maria Inês Zanoli Sato. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Gerente do Departamento de Análises Ambientais – CETESB.
11h30min às 12h30min – Considerações finais e encerramento
3. PALESTRANTE CONVIDADA
Dra. Maria Inês Zanoli Sato
Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo – USP. Realizou especializações naEnvironmental Protection Agency (USEPA), University of California (Irvine), University of Florida (Gainesville) e University of Pretoria (África do Sul). Gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e professora convidada nos cursos de especialização e de pós-graduação da Faculdade Álvares Penteado, Universidade de São Paulo (Faculdade de Saúde Pública), Universidade Estadual Paulista – UNESP, entre outras. Especialista em Microbiologia, Parasitologia e Mutagênese Ambiental e Controle de Qualidade Analítica Laboratorial. Possui diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto. O currículo Lattes está disponível em: http://lattes.cnpq.br/1616877307301299
4. CONTATO PARA INSCRIÇÃO
Priscila Ribeiro dos Santos – Doutoranda da EESC/USP
e-mail : pri-rs@hotmail.com ; favor enviar com cópia para lysaboga@sc.usp.br
As vagas são gratuitas e limitadas.
5. ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Profa. Dra. Regina Maura Bueno Franco
Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3986090028709056
Prof. Dr. José Roberto Guimarães
Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1625450900768652
Prof. Dr. Luiz Antonio Daniel
Departamento de Hidráulica e Saneamento
Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1620570536303906
Profa. Dra. Lyda Patricia Sabogal Paz
Departamento de Hidráulica e Saneamento
Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922933119556718
6. LOCAL DO EVENTO
Anfiteatro Jorge Caron. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Avenida Trabalhador São-carlense, 400. Bairro: Parque Arnold Schimidt. São Carlos/SP. Brasil. CEP: 13566 590.
Veja o mapa em : http://www.usp.br/mapas/mapas/pdf/saocarlos.pdf