Notícia

Portal FM TL News

44,6ºC à sombra em Ilha Solteira é recorde

Publicado em 09 outubro 2020

O Brasil enfrenta os efeitos dos extremos climáticos e a região Noroeste Paulista, com até 176 dias sem chuvas, bate recordes sucessivos de temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

 

A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br/faqs.php), financiada pela FAPESP e operada pela UNESP (https://www.feis.unesp.br/#!/irrigacao) registrou incríveis 44,6ºC à sombra em Ilha Solteira na última segunda feira, dia 5 de outubro, recorde absoluto e já são 13 dias consecutivos com temperaturas superiores à 40,3ºC. Hoje, Ilha Solteira voltou a registrar a temperatura mais alta da região Noroeste com 40,7ºC, marca que representa a ocorrência de apenas 0,24% dos dias medidos pela UNESP.

Outra medida importante para quer está no campo é a evapotranspiração, que é medida que expressa a quantidade de água perdida para a atmosfera na forma de evaporação do solo e transpiração das folhas das plantas e que deve ser reposta pelas chuvas ou pelos sistemas de irrigação para mnáxima produtividade! Com média no Noroeste Paulista de 6,0 mm/dia em outubro, chegou à incríveis 8,5 mm/dia em Pereira Barreto (Estação São Adélia).

Canal CLIMA da UNESP

Os dados são atualizados a cada cinco minutos no Canal CLIMA da UNESP, que é a parte visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e foi concebida para apoiar as pesquisas relativas ao uso eficiente da água na agropecuária, mas também é um Serviço de Assessoramento ao Irrigante, porque atualiza e divulga o valor da evapotranspiração, que segundo o Professor Doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez "pode e deve ser utilizado pelos Irrigantes para aplicar a quantidade necessária de irrigação para a máxima produtividade, nem mais e nem menos, e é apenas uma das atividades ou um dos canais de comunicação que visa a democratização do conhecimento e da informação, com oferta de dados livres e gratuitos, política defendida pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira".

Sistemas de irrigação garantem a produtividade

Nesta situação em que com frequência a evapotranspiração de referência ultrapassa aos 6,0 mm diários, sistemas de irrigação atuam em plena carga e não somente no período noturno, e o manejo da irrigação se torna uma exigência ainda mais forte, de acordo com o Professor Fernando Tangerino. "Citros e milho são as culturas mais irrigadas na região neste momento e a soja já é semeada sob pivôs centrais, tanto no Noroeste Paulista como no Bolsão Sul-mato-grossense e há relatos de Irrigantes sofrendo com o baixo nível de água suas represas. Pastagem e cana, que são ainda pouco irrigadas convivem com o contraste intenso, se de um lado, há o risco do fogo e a perda da capacidade produtiva nas áreas de sequeiro, do outro, a elevada umidade do solo e o verde proporcionado pelos sistemas de irrigação, trazem sustentabilidade ao negócio de produzir alimentos e ainda proteção ao fogo e a "limpeza" do ambiente pelas elevadas trocas de carbono por oxigênio e este momento é importante para compreendermos que convivência e resiliência à estas condições exigem atenção, capacitação, planejamento, investimentos e muita conscientização", informa.

SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira publica regularmente informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no Noroeste Paulista em seu BLOG em http://irrigacao.blogspot.com e também mantém canais adicionais de informação como se segue:

- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br

- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.feis.unesp.br/irrigacao

- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO da UNESP Ilha Solteira

Avenida Brasil Centro, 56 - Caixa Postal 34

15385-000 - ILHA SOLTEIRA - SP

+55 18 3743-1959

Skype: equipe-lhi

Canal da Irrigação da UNESP: www.feis.unesp.br/irrigacao

Blog: http://irrigacao.blogspot.com

Canal CLIMA: http://clima.feis.unesp.br

YouTube: www.youtube.com/fernando092

Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

Irriga-L (Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada): http://www2.feis.unesp.br/irrigacao/irriga-l.php