Notícia

Universia Brasil

4 bolsas de estudo para a Alemanha que você não pode perder

Publicado em 23 maio 2013

A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu um pacote com 4 bolsas de estudo para estudantes interessados em desenvolver sua formação superior na Alemanha. As oportunidades são para estudantes de graduação, pós-graduação e doutorado. Confira:

Graduação:

1) Bolsas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs)

O Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) oferece, em parceria com universidades alemãs, um curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, a ser realizado nos meses de janeiro e fevereiro. As inscrições vão até 17 de junho, por meio de formulário.

O programa é destinado exclusivamente a estudantes universitários com bons conhecimentos de alemão e excelente desempenho acadêmico, que tenham interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o idioma alemão, bem como a cultura e a sociedade.

Para se candidatar é preciso ter nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil, estar matriculado em universidade brasileira, ter o 6º período concluído até o mês de dezembro anterior à viagem, conhecimentos de alemão correspondentes ao nível B1 para todas as carreiras*, teste OnDaf e carta de motivação escrita em alemão. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de 2.850 euros, além do seguro saúde.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital ou diretamente no Daad, por meio do telefone (21) 2553-3296 (ramal 13) ou pelo e-mail winterkurs@daad.org.br. É preciso entrar em contato com Betina Soares Böse.

* Para germanistas o nível dos conhecimentos em alemão deve ser B2

Pós-Graduação:

2) Programa de pós-graduação nas áreas de desenvolvimento sustentável

O Daad oferece bolsas para cursos de pós-graduação master e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. As inscrições estão abertas e cada uma das universidades participantes ( a lista de cursos e prazos pode ser acessada aqui) tem um prazo diferente para o encerramento das inscrições.

Os candidatos interessados devem ter graduação completa na área do curso, além de dois anos de experiência profissional na área após a conclusão da graduação e rendimento acadêmico acima da média. Também é preciso realizar o teste OnDaf de proficiência em alemão.

Para se candidatar é necessário preencher formulário online e enviar, juntamente com a documentação necessária, diretamente para a universidade alemã escolhida.

Os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de 750 euros, ajuda de custo para passagem aérea (concedida na Alemanha), curso preparatório de alemão e seguro saúde.

Mais informações podem ser obtidas por meio da página do programa (em alemão e inglês) ou diretamente no Daad, por meio do contato com Ursula Dannemann, que pode ser encontrada no e-mail aufbau@daad.org.com ou no telefone (21) 2553-3296 (ramal 14).

3) Programa de bolsas para cursos de "Master in Public Policy and Good Governance" (PPGG)

O Daad oferece bolsas para o programa de Políticas Públicas e Boa Governança. As inscrições vão até o dia 31 de julho de 2013, por meio do preenchimento de formulário online. As informações sobre o roteiro do programa estão disponíveis na página do PPGG.

Para se candidatar é necessário ter graduação completa em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas afins; rendimento acadêmico de excelência e conhecimento de inglês. Os candidatos interessados também devem realizar o teste OnDaf de proficiência em alemão e necessário enviar a documentação requerida juntamente com o formulário de inscrição.

Após as inscrições haverá uma pré-seleção de candidatos, a ser realizada em agosto por uma comissão no Brasil. Somente os candidatos selecionados passarão para a fase de seleção geral, realizada nas respectivas universidades alemãs, com a presença do Daad.

Os candidatos escolhidos receberão bolsa mensal de 750 euros, além de ajuda de custo para passagem aérea (concedida na Alemanha), seguro saúde e curso preparatório em alemão.

Todas as informações podem ser obtidas na página do programa ou diretamente no Daad, com Ursula Dannemann, pelo e-mail aufbau@daad.org.br ou pelo telefone (21) 2553-3296 (ramal 14).

Doutorado:

4) Estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos

O Daad está com inscrições abertas para estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos. As inscrições permanecem abertas em um fluxo contínuo, com antecedência de quatro meses. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online (a ser preenchido em inglês ou alemão).

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira e sem a alteração do prazo máximo da bolsa.

Para se candidatar é necessário estar matriculado no curso de doutorado de uma universidade brasileira, ter uma bolsa de doutorado no país e conseguir a recomendação e a aceitação do orientador brasileiro. Os selecionados receberão auxílio por parte do Daad em cooperação com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

À agência brasileira cabe oferecer a manutenção da bolsa de doutorado na Alemanha, no mesmo valor da bolsa oferecida no Brasil. Já o Daad vai arcar com a ajuda de custo para passagem aérea (no valor de 900 euros para estadias de até três meses e no valor de 950 euros para estadias de quatro a seis meses), além de seguro-saúde e auxílio mensal de 350 euros.

Mais informações estão disponíveis no roteiro de auxílio ou por meio do Daad, por meio do contato com Ursula Dannemann, no telefone (21) 2253-3296 (ramal 14) ou no e-mail ursula@daad.org.br.

Fonte: Universia Brasil