Notícia

Jornal DHoje

3º Startup Day Lide Futuro Rio Preto

Publicado em 02 outubro 2019

Você já deve ter ouvido o termo startup em alguma reportagem ou em alguma roda de conversa sobre o universo business. De fato, a expressão está em alta no Brasil porque empreender se tornou o sonho de muita gente e realizar essa tarefa no ambiente online pode ser mais acessível.

Porém, é um erro acreditar que esse modelo de negócio vale apenas na internet. Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável que deve sobreviver a um cenário de incertezas desenvolvendo soluções para o mercado. E embora não se limite aos comércios digitais, precisa de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

As startups, diferente das empresas convencionais, não focam apenas no plano de negócios e no cumprimento de metas de vendas, por exemplo, mas no valor da ideia representada. Em outras palavras, com o seu trabalho soluciona uma lacuna de mercado de forma lucrativa. Por esse motivo elas representam inovação. Também é importante que a startup seja monetariamente sustentável para se manter ativa e que tenha um formato que possa entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, pois a meta é multiplicar, atingindo grande número de clientes e gerando ganhos de forma rápida.

As startups podem atender outras empresas, podem fornecer um serviço para o consumidor final ou trabalhar para empresas que atendam o cliente final (o iFood, por exemplo). Entre as caraterísticas de um empreendedor desse segmento estão autonomia, dedicação e disposição para se arriscar. Sobretudo, é preciso que esse indivíduo amplie os horizontes do negócio próprio, substitua processos engessados e os use como uma ferramenta que gere importância para a sociedade.

Dentro desse contexto o LIDE Futuro Rio Preto promove a terceira edição do Startup Day — evento que vai reunir iniciativas empreendedoras de Rio Preto e região e então premiar a melhor com R$ 10 mil, além de mentoria, capacitação e networking com a maior rede empresarial do noroeste paulista. Fundado em novembro de 2016, o LIDE Futuro Rio Preto surgiu do LIDE Rio Preto e é um grupo de jovens empreendedores, em sucessão de empresas, e executivos de até 40 anos. Atualmente, o grupo possui 113 filiados. Para participar do Startup Day LIDE Futuro Rio Preto é preciso se inscrever até o dia 6 de outubro, estar em estágio inicial e ter uma equipe de, no mínimo, dois pesquisadores ou empreendedores.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 7 de outubro e avaliados por uma banca técnica durante evento que acontece no dia 16 de outubro. As três startups com melhor classificação serão apresentadas e julgadas. A partir daí, será premiada a melhor iniciativa empreendedora, escolhida pelos filiados LIDE Rio Preto. Em 2018, a vencedora foi a NanoChemTech, desenvolvida por duas pesquisadoras rio-pretenses que observaram a necessidade de tornar mais acessível uma ferramenta para controle de infecções em ambiente hospitalar.

O produto desenvolvido é um biosensor que detecta patógenos (bactérias, fungos, vírus, entre outros) causadores de infecções hospitalares. “Com a utilização do biosensor, a equipe médica obtém, em poucos minutos, o resultado seletivo de infecção, o que proporciona eficiência em sua prescrição”, explica Gabriela Soares, CEO e co-fundadora. Para Gabriela, ser ganhadora do Startup Day foi uma experiência enriquecedora.

“Sou pesquisadora acadêmica e na época havia montado a startup em função da aprovação de um projeto de pesquisa FAPESP-PIPE.O prêmio aportado abriu várias portas como parcerias importantes para o meu negócio que não imaginaria ser possível em tão pouco tempo”, relata. “Além disso, o aprendizado com diferentes atividades proporcionadas pela programação intensa do Startup Day como palestras, insights e networking, me ajudaram em decisões importantes, além de incentivar a continuação do projeto cada vez mais”, finaliza.

Saiba mais: Para informações e regulamento, acesse: www.lideriopreto.com.br/startupday/ regulamento

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
DHoje Interior online