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UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

3º Encontro PAD/PED acontece no dia 21, reunindo mais bolsistas (1 notícias)

Publicado em 14 de fevereiro de 2011

Por Luiz Sugimoto

Está marcado para 21 de fevereiro o 3º Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED), com a presença de mais de 1.000 alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp. Os dois programas reúnem bolsistas e voluntários que, durante o primeiro semestre de 2011, vão oferecer suporte em diversas disciplinas que eles já cursaram e apresentaram bom desempenho. O encontro acontecerá no Centro de Convenções, das 8h30 às 17h.

Em relação ao PAD, o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, informa que a principal novidade para este semestre é o aumento significativo do número de bolsas. "Antes, a bolsa era concedida para um mínimo de 12 horas de trabalho, carga que o monitor, na prática, não cumpre. Também observamos que o valor de R$ 550 era incompatível com o número de horas, visto que uma bolsa de iniciação científica do CNPq, por exemplo, é da ordem de R$ 360".

Segundo Knobel, a comissão do PAD realizou um estudo juntamente com as unidades para que se promovesse uma reestruturação no programa. "Chegamos, então, à média de 8 horas de trabalho e ao valor de R$ 400. Como o orçamento da Universidade para o programa foi mantido, pudemos aumentar o número de bolsistas: de 280 no ano passado, estamos agora com 400, mais 18 voluntários".

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo monitor PAD está o auxílio ao professor no planejamento das aulas, na elaboração e correção dos exercícios dos alunos, no gerenciamento de ambientes de suporte ao ensino e na organização e supervisão de aulas práticas e em laboratório. Ele também deve fazer o atendimento extraclasse, respondendo a dúvidas dos colegas em relação à disciplina.

Além das palestras e workshops, o 3º Encontro PAD/PED terá um espaço reservado para discussões, como solicitado pelos estudantes. Logo após a cerimônia de abertura, será transmitida a conferência "Teaching and Learning Services", pela professora Alenoush Saroyan, da McGill Universty (Canadá). Em seguida, uma palestra sobre "Programas de Estágio Didático em Universidades de Pesquisa", com o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

O professor Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação e responsável pelo PED, afirma que a videoconferência de Alenoush Saroyan oferece um olhar para iniciativas semelhantes à da Unicamp no exterior. "Ninguém possui uma experiência exatamente como a nossa. Naquela universidade canadense, é feito um treinamento formal para o estágio docente. Mas ainda estamos refletindo se o treinamento do aluno não está exatamente no exercício da atividade de apoio ao professor".

De acordo com Mesquita Neto, ambos os programas agora contam com dotação orçamentária, quando antes os recursos precisavam ser solicitados a cada edição: foram destinados, neste semestre, R$ 1,4 milhão ao PAD e R$ 3 milhões ao PED. "Não é um investimento trivial. Esses 4,5 milhões de reais equivalem, mais ou menos, a 10% do financiamento que agências como a Capes e a Fapesp concedem à Unicamp anualmente".

Os pós-graduandos do PED podem exercer atividades de apoio em disciplinas da graduação, sempre sob supervisão de um docente, de três formas: parcial, assumindo até 25% da carga didática (grupo C); parcial ou integral, com 4 a 6 horas semanais em sala de aula (grupo B); e integral, assumindo toda a disciplina. Esta primeira turma de 2011 está formada por 495 bolsistas (18 no grupo A, 193 no B e 274 no C), mais 150 voluntários. "Estamos reduzindo o grupo A, que deve ser substituído preferencialmente pelo B, onde o aluno pode até dar muitas horas-aula, mas não é o responsável pela disciplina".

O pró-reitor afirma que a comissão do PED vem fazendo um esforço para qualificar cada vez mais os projetos enviados pelos coordenadores de graduação. "A comissão está sendo mais rigorosa na avaliação. Os relatórios do aluno e do orientador, que antes cumpriam uma formalidade, agora são analisados individualmente. Se julgarmos que as atividades foram insuficientes, que houve falta de empenho no projeto acadêmico, tanto orientado como orientador serão reprovados e impedidos de se candidatar novamente ao PED".