Notícia

SIS Saúde

3º Encontro de Profissionais, Cuidadores, Amigos e Pacientes de Ataxia Telangiectasia

Publicado em 18 abril 2013

Pesquisas recentes com relação ao tratamento e ao diagnóstico da doença degenerativa rara ataxia telangiectasia (A-T) estão no foco da programação do 3º Encontro de Profissionais, Cuidadores, Amigos e Pacientes de A-T, que ocorre nos dias 19 e 20 de abril em São Paulo, no anfiteatro da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), na Vila Mariana.

Richard Gatti (Universidade da Califórnia em Los Angeles), John Sandlund (Hospital St. Jude), José Luiz Pedroso (Universidade Federal de São Paulo), Sonia Hix (Faculdade de Medicina do ABC) e Cristina Miuki Abe Jacob (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) estão entre os especialistas participantes.

O objetivo do evento é promover a atualização e a troca de experiências entre especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, em busca de alternativas de tratamento da doença, que é progressiva.

A programação também inclui discussões sobre câncer, doenças pulmonares e dislipidemias causados pela A-T, cuidados e técnicas de atendimento.

Os sintomas da A-T aparecem na primeira infância. É uma doença que afeta em particular o sistema nervoso e o sistema imunológico. A raridade da doença e a dificuldade em fazer o diagnóstico motivaram um grupo de médicos, pais e amigos de pacientes a fundar a associação Projeto A-T Brasil, que promove o encontro.

Além de cadastrar os 70 portadores da doença no Brasil e em Angola, o projeto promoveu a tradução, impressão e distribuição do livro Ataxia -Telangiectasia - Para Famílias e Portadores" (atualmente em sua 2ª edição).

Mais informações: www.projetoatbrasil.org.br

Autor: Redação

Fonte: Agência FAPESP