Notícia

CPS – Centro Paula Souza

3ª edição do IdeiaGov apresenta novos desafios (8 notícias)

Publicado em 04 de março de 2022

Com informações da Assessoria de Imprensa do IdeiaGov

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para a terceira edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo. Desta vez foram apresentados os desafios tecnológicos mapeados na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) e na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

As empresas selecionadas irão desenvolver e apresentar projeto de atuação para uma banca de avaliação. As escolhidas irão implementar a proposta e receber os benefícios do programa, entre eles, imersão, mentoria e cursos de capacitação junto ao órgão demandante.

Além do lançamento dos novos editais de busca tecnológica do IdeiaGov, também foi assinado convênio para colaboração entre a SDE e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para apoio a projetos de pesquisa e inovação na administração pública pelo programa IdeiaGov.

“Nossa meta é garantir que nossos maiores desafios no Estado sejam resolvidos. E, para isso, as soluções têm que ser aplicadas em escala na ponta, com apoio dos órgãos envolvidos. As startups devem aprender os desafios, desenvolver as soluções e criar os protótipos em ambiente de governo, e serem contratadas para implementar essas soluções em escala”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Desafios

O chamamento público na área de educação tem por objetivo encontrar soluções para ajudar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes, auxiliar em suas dificuldades e manter a curva de crescimento do ensino público estadual. A rede estadual de ensino paulista possui atualmente 5,1 mil escolas, 250 mil profissionais da educação e 3,5 milhões de estudantes.

Já o desafio mapeado junto à Seade visa adotar ferramentas que ajudem a leitura automática dos documentos registrados com alguma deficiência na leitura, como baixa resolução de imagem ou inserida no formato errado prejudicando a identificação dos dados. Desta forma, evita-se o retrabalho na análise dos documentos e é agilizada a entrega e disponibilização ao público. Mensalmente, o órgão recebe cerca de 45 mil registros de nascimentos e 35 mil certidões de óbitos.

site do IdeiaGov.

O prazo para se inscrever para o desafio da Seade vai até 16 de março. Para a Seduc, 26 de março. As empresas selecionadas passarão por um processo de imersão e capacitação junto ao órgão demandante, e posteriormente deverão apresentar os projetos para avaliação.