Notícia

Conesul News

34% dos viajantes estão com vacinas atualizadas

Publicado em 20 janeiro 2009

Agência Estado

Especialistas do Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) alertam para a importância da vacinação para quem viaja com frequência, mesmo dentro do País. Segundo informações da agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), um estudo concluiu que só 34,6% daqueles que procuraram o serviço de orientação pré-viagem oferecido pelo ambulatório estavam com as vacinas de rotina em dia.

A pesquisa, realizada entre 2003 e 2006, analisou o perfil de 445 viajantes. Desse universo, 51% viajavam a trabalho e 39,5% por lazer. Os destinos mais procurados foram África (47%), Ásia (31,7%) e América do Sul (21,4%). O estudo mostrou ainda que 385 (86,5%) viajantes tiveram indicação de vacinação para viagem, com destaque para febre tifóide (55,7%), difteria-tétano (54,1%), hepatite A (46,1%), hepatite B (44,2%) e febre amarela (24,7%).

A pesquisa analisou o perfil dos pacientes, a situação vacinal e as vacinas recomendadas. Segundo a autora do estudo, a professora Marta Heloisa Lopes, falta atenção e informação sobre a importância do tema. Ela ressalta que, no País, a maioria dos adultos jovens está com vacinas de rotina desatualizadas. Os resultados do estudo foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.