Notícia

Bragança Jornal Diário online

33ª Semana Médica se desenvolve sob questões que envolvem o tratamento do câncer

Publicado em 20 outubro 2015

A 33ª edição da Semana Médica da Universidade São Francisco (USF), entre os dias 20 e 22 de outubro, tem como tema central “Câncer: da pesquisa básica ao tratamento personalizado”. Segundo a assessoria do evento, o objetivo é promover o intercâmbio de informações entre os participantes, assim como a atualização dos conhecimentos adquiridos no tema proposto.

Juntamente com as palestras, serão realizadas exposições de trabalhos científicos, exposição de pôsteres e minicursos. “De forma inédita, este ano o evento recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), atestando a qualidade da proposta apresentada, assim como da tradição de 33 anos do evento”, explica a assessoria da USF.

A Semana Médica é um evento anual e tradicional da universidade. Neste ano as atividades se desenvolvem no período das 8h00 às 20h00, no Campus Bragança Paulista. “O evento é realizado pelos alunos do curso de Medicina, sob supervisão de professores e apoio da Coordenação da universidade”, acrescenta a nota envidada pela assessoria.

Durante a programação serão realizadas mesas-redondas, debates, palestras expositivas, ministradas por profissionais de diversas especialidades da área da saúde, vinculados ou não a outras universidades, que são convidados pela comissão organizadora do evento para falar sobre a temática proposta.

Na ocasião os acadêmicos do curso de Medicina também terão a oportunidade de apresentar trabalhos orais ou em forma de pôster sobre temas de sua preferência, propiciando um maior preparo para futuras experiências científicas.

“Dessa forma, o evento cumpre sua função básica que é a de dar aos alunos do curso de Medicina a possibilidade de enriquecerem sua vida acadêmica, tanto como organizadores como participantes do evento”, finaliza.

A expectativa é de que 600 interessados participem da Semana Médica, entre alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da saúde. Na área de pesquisa científica foram inscritos mais de 150 trabalhos e aprovados mais de 100.

Entre os palestrantes nacionais e internacionais estarão presentes médicos, docentes e pesquisadores. Profissionais convidados renomados como Maria Filomena Botelho, catedrática e pesquisadora da Universidade de Coimbra (Portugal); Kleber Fertrin, chefe do Hemocentro da Unicamp; José Luiz Belvilacqua, chefe da mastologia do Hospital A. C. Camargo; Desidério Kiss e Maristela Gomes, do serviço de coloproctologia da USP (Universidade de São Paulo) e do Hospital Edmundo Vasconcelos; Mario Ghefter, cirurgião toráxico do hospital do Servidor Público Estadual; Elimar Elias Gomes, do Grupo Brasileiro de Melanoma; Rodrigo Sousa Madeira Campos, da divisão de laparoscopia e robótica de Urologia do Hospital A. C. Camargo; assim como pesquisadores e médicos da USF, entre eles Marcelo Lima Ribeiro, Giovana Barberine Longato Lucio Fabio Caldas Ferraz, Michelle Bertoncinni Darrioux, Simone Felletti, Daniel de Castilho da Silva, Anastácio Berretini Junior, Carolina Romani, Marcos Castro, Jeanne Marie Queiroz Borges, Giovana Colozza Mecatti, Evaldo Landi, que abordarão temas atuais como leucemia, câncer de mama, de próstata, de intestino, pulmão, entre outros.

Palestras, como por exemplo, sobre os cuidados paliativos no paciente oncológico será abordado pela ex-aluna Keite Priscila Paia, e minicursos, entre eles o de tromboses na oncologia, abordada pela ex-aluna e docente da USF Natalia Peres Martinez. Mais informações: usf.edu.br/eventos